Carnaval com Saúde no campus Santa Maria da Boa Vista

O Setor de Assistência à Saúde e Psicossocial do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE realizou nesta quarta-feira (27) intervenções nas salas de aula com o objetivo de orientar e informar os alunos sobre cuidados e prevenções durante os festejos carnavalescos.

Carnaval com Saúde promove intervenção com orientações na sala de aula

As intervenções foram realizadas pelas servidoras Érika Freire, Geilane Costa e Marhla Assunção com abordagem dinâmica sobre assédio sexual, infecções sexualmente transmissíveis e abuso de bebidas alcoólicas. Inicialmente elas discutiram sobre a evolução das letras das marchinhas e músicas carnavalescas do passado fazendo comparação com as atuais. Em continuidade, as servidoras apresentaram informações sobre a redução de danos de saúde  e prevenção nesse período carnavalesco.

Conversa tratou sobre, assédio, prevenção e infecções sexualmente transmissíveis

De acordo com Marhla Assunção, enfermeira do campus, o resultado das intervenções foi muito positivo porque os alunos estavam dispostos a discutir e se informar sobre a prevenção. “É importante atualizar e trocar ideias através de um bate papo com os adolescentes, na forma deles e no linguajar deles para integrá-los e deixá-los à vontade para uma conversa aberta sobre a realidade da prevenção e redução de danos à saúde. Eles tiveram boa aceitação com a intervenção e foi perceptível o interesse deles com a temática na recepção das informações”, destacou a servidora.

As servidoras do Setor de Assistência à Saúde e Psicossocial promoveram a ação

Ao terminar o diálogo, as servidoras realizaram um quiz com perguntas acerca das informações apresentadas na intervenção. O grupo que acertou a maior quantidade foi premiado com uma caixa de chocolates.

As orientações serão apresentadas em intervenções nas salas de aulas até a próxima sexta-feira (01) que antecede o carnaval.

Imagens: José Nicolas Correia

Campus Santa Maria da Boa Vista