Dia da Mulher comemorado no campus com mesa redonda e debate sobre Violência, Assédio e Proteção

A quarta-feira (13) no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE seguiu com mais atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. As ações aconteceram no auditório do campus com a participação de alunos, servidores e colaboradores.

Workshop de beleza no auditório contou com aluna modelo para explicações

As atividades tiveram início logo às 08h30 com um workshop sobre maquiagem apresentando informações acerca do uso de produtos de maquiagem, produção para trabalho e dicas com cuidados e manuseio das químicas na pele. Durante o workshop no auditório, acontecia no hall de entrada do campus um espaço de beleza em que as mulheres do campus tiveram a oportunidade de serem maquiadas por duas profissionais da beleza que fizeram parceria para a realização do evento.

Convidadas parceiras deram dicas de maquiagem e cuidados com a pele

Após o momento inicial sobre beleza, a ação prosseguiu com a apresentação do Projeto de Extensão Respeite as Mina, de autoria das estudantes Milena Ramos e Thaisy Ribeiro, com orientação do servidor Clésio Morgado. As alunas apresentaram a poesia de F.L. de 16 anos que relata a violência vivida quando aos oito anos foi estuprada.

As estudantes promoveram reflexão sobre a violência contra a mulher e incentivaram o debate e discussão com opiniões dos alunos sobre a temática abordada, momento em que alunas contaram experiências vividas e presenciadas sobre o assunto.

Mulheres eram maquiadas no campus para realçar a beleza

Para Maria Gomes, diretora do campus, o debate em alusão ao dia da mulher é necessário dentro do ambiente acadêmico porque há muito a se fazer para garantir igualdade de gênero no país. " No Brasil, embora as mulheres tenham nível de formação superior ao dos homens, elas ocupam apenas 39,1% dos cargos gerenciais nas empresas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da busca por igualdade salarial e de oportunidades, temos que conscientizar mulheres e homens quanto aos números alarmantes de violência contra a mulher, sobretudo no sertão nordestino. Nosso agradecimento aos parceiros, servidores e alunos envolvidos nas atividades desta semana da mulher em nossa instituição", destacou a diretora.

Convidadas em parceria produziram as mulheres do campus

A programação prosseguiu com a mesa redonda “Violência, assédio e proteção”, com a participação de Érika Freire, psicóloga do campus, Sônia Ribeiro, secretária executiva municipal especial das mulheres e Elionai, delegado de polícia civil. Cada participante tratou sobre a temática de acordo com as funções desenvolvidas junto à sociedade, relatando experiências com a comunidade.

Respeita as Mina apresentou projeto aos alunos do campus

Segundo Érika Freire, a escola tem como missão primordial de formar cidadãos e isso torna possível articular seus processos de ensino-aprendizagem com as realidades sociais. “Abordar a violência de gênero, a partir da escola, é possibilitar que a comunidade estudantil produza formas de pensar e agir sobre si e sobre o mundo, através de relações igualitárias, equânimes, respeitosas, corresponsabilização social ou de coletividade e solidariedade, conceitos esses fundamentais para se promover relações saudáveis dentro e fora dela”, comentou a psicóloga.

Roda de conversa com servidores tratou sobre a proteção da mulher no ambiente de trabalho

No final da tarde, houve a roda de conversa para servidores e colaboradores para tratar sobre a proteção da mulher no ambiente de trabalho. Sônia Ribeiro, convidada do evento, tratou sobre a mudança da fala através dos discursos e sobre rever novos olhares. “Devemos formar os conceitos na academia. Precisamos discutir sobre esses olhares frente ao racismo, a mulher negra, a comunidade LGBT e perceber que o racismo fere tanto quanto o machismo”, destacou a secretária.

Alunos assistem ao documentário Divas no Divã

Para finalizar a programação, as turmas da noite participaram da apresentação do documentário Divas no Divã, seguido de um debate acerca do tema.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural