Projeto Cacau finaliza atividades no campus Santa Maria da Boa Vista

Chocolate. Recheio: Chocolate. Calda: Chocolate. Trufa: Chocolate. Não há outra palavra para resumir o término do Projeto Cacau ocorrido na tarde da quinta-feira (14) no campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE.

Três dias de Projeto Cacau para técnicas de manipulação do chocolate

As aulas ministradas pela professora Vanicleia Oliveira no Curso de Cacau tiveram o objetivo de promover a manipulação do chocolate, bem como promover técnicas de conservação e armazenamento do alimento. Foram três dias de curso em que os alunos realizaram técnicas para produção de ovos de chocolate, trufas, copos de chocolate, licor, dentre outros.

Os alunos produziram ovos de chocolate e trufas

De acordo com a professora, essa é a segunda edição do curso no campus, tendo como diferencial a apresentação de uma quantidade menor de produtos com a utilização de uma quantidade maior de técnicas para a produção. “Direcionamos o curso para uma produção específica de produtos como trufas e ovos de páscoa. Por outro lado, apresentei mais técnicas para que a turma possa utilizar. Esse curso é um incentivo à formação do conhecimento e ao empreendedorismo como forma de gerar oportunidade de novos empreendedores para o mercado”, destacou Vanicleia Oliveira.

A turma aproveitou para se deliciar da produção feita ao término do curso

A aluna Solange Pereira, participante do curso pela segunda vez, relembra que na primeira vez realizou o curso com a curiosidade de apresentar novos produtos alimentícios aos filhos, até perceber que era uma oportunidade de gerar renda extra e uma clientela. “ Logo ao terminar o curso, comecei a receber encomendas e percebi que o custo benefício foi muito bom para gerar o lucro que precisei para ajudar na renda do lar. Com certeza o ovo de colher será a novidade que apresentarei à clientela para este ano”, confirmou a aluna.

A expectativa da professora Vanicleia Oliveira é lançar logo em breve o Projeto de Tortas doces/ Confeitaria para a comunidade se aproximar cada vez mais do campus Santa Maria da Boa Vista.

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural