Projeto de extensão incentiva estudantes do 9º ano da rede pública a ingressarem no IFSertãoPE

Estudar em uma instituição renomada, reconhecida pela excelência na formação de profissionais de nível médio e superior e que proporciona oportunidades diversas de formação acadêmica. Esse é o sonho de muitos estudantes que pensam em ingressar no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Um projeto de extensão desenvolvido no Campus Serra Talhada busca aproximar esses alunos do objetivo de fazer parte do IFSertãoPE. Intitulado “Meu amigo no IF”, o projeto reúne uma série de ações para apresentar o instituto, suas possibilidades e realizações aos estudantes que estão terminando o Ensino Fundamental.

O projeto já atendeu estudantes de 15 escolas, de cinco cidades do Sertão do Alto Pajeú: Serra Talhada, Carnaubeira, Calumbi, Triunfo e Flores. Na primeira fase da ação, foi feito o mapeamento das escolas de Ensino Fundamental II da região e realizado o contato com as coordenações para viabilizar o acesso aos estudantes. Além disso, as responsáveis pelo projeto fizeram divulgação na comunidade externa e trabalham agora no desenvolvimento de uma plataforma online para a finalização da iniciativa.

O “Meu amigo no IF” é coordenado pela professora Vanessa Nóbrega e tem a participação das estudantes do Curso Ensino Médio Integrado em Logística, Emily Carvalho e Sâmara Carvalho. Elas agora trabalham tentando viabilizar uma parceria com a Prefeitura de Serra Talhada para facilitar a emissão de documentos de identidade aos interessados em ingressar no IFSertãoPE e que ainda não tenham o RG no período do processo seletivo. Uma maneira de tornar o sonho de fazer parte do instituto mais próximo para vários estudantes.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural