Gestão do IFSertãoPE se reúne com prefeita de Serra Talhada para discutir o transporte escolar

A situação do serviço de transporte escolar que atende aos estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, foi pauta de um encontro entre gestores do IFSertãoPE e da Prefeitura da cidade. Participaram da reunião, realizada nesta quarta-feira (06), a Reitoria do instituto, Leopoldina Veras, a Pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, a Diretora de Políticas de Assistência Estudantil, Maria Vilani Tiburtino, o Diretor-Geral do Campus Serra Talhada, Alex Magalhães, e o chefe do Departamento de Ensino do Campus Serra Talhada, João Emanoel Gomes. A gestão municipal foi representada pela Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.

Reunião foi realizada de forma virtual e teve a participação de representantes do IFSertãoPE e da Prefeita, Márcia Conrado

No encontro, os gestores do IFsertãoPE apresentaram as dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos estudantes do Campus Serra Talhada, que dependem do transporte escolar para chegar ao instituto. A Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, iniciou elencando as soluções que já foram tentadas para enfrentar os problemas e explicou que legalmente o instituto não pode assumir a responsabilidade pelo transporte escolar dos estudantes. Por isso, ela vislumbra a necessidade de uma saída conjunta, envolvendo o IFSertãoPE e a gestão municipal, para o impasse.

O Diretor-Geral do Campus Serra Talhada do IFsertãoPE, Alex Magalhães, falou sobre problemas enfrentados recentemente, como  a instabilidade na prestação do serviço de transporte escolar, em função da falta de veículos reservas para substituir ônibus com problemas mecânicos. O diretor também pontuou sobre a falta de transporte no início do semestre letivo, motivada pela incompatibilidade entre os calendários escolares do IFSertãoPE e do município. Para não prejudicar os estudantes, o instituto precisou alterar o início das atividades.

Hoje, três ônibus atendem o Campus Serra Talhada nos turnos da manhã e tarde. À noite, são dois veículos. Segundo o Diretor-Geral, Alex Magalhães, atualmente esta frota é suficiente para atender aos estudantes da unidade. No entanto, o gestor já prevê um aumento na demanda, com a expansão de cursos na unidade.

Depois de ouvir os relatos sobre os problemas no transporte público que afetam os estudantes do Campus Serra Talhada do IFSertãoPE, a Prefeita da cidade, Márcia Conrado, se comprometeu em elaborar, junto à Procuradoria do Município, um convênio a ser celebrado junto com o IFSertãoPE para o fornecimento regular do transporte escolar para atender à comunidade discente do instituto. Para Conrado, com o convênio vai ser possível viabilizar a estabilidade na prestação do serviço de transporte escolar.

A reunião foi encerrada com os agradecimentos da Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, à Prefeita Márcia Conrado, pelo empenho e disposição em discutir o assunto e encontrar uma solução para a questão. “Esse apoio é fundamental para que a gente consiga fazer o Campus Serra Talhada cada vez mais forte”, encerrou Veras.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural