IFSertãoPE promove incentivo a jovens talentos no esporte

Conheça a trajetória da judoca Vanessa Cristina, 16 anos, que ganhou ouro na seletiva estadual da Gymnasíade, campeonato escolar  Mundial, um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar.

A aluna Vanessa Cristina da Silva, matriculada no 1º ano C do curso de ensino médio integrado em Logística no IFSertãoPE - Campus de Serra Talhada, é um dos grandes destaques da instituição porque ela trouxe a disciplina empregada no esporte para o currículo escolar, tornando ainda mais evidente a necessidade de garantir amparos financeiros que impulsionem a rotina de treinos e a participação nos eventos esportivos nacionais e internacionais.

Apesar da tenra idade, Vanessa já tem alcançado uma trajetória bastante exitosa no Judô. Nos últimos meses, ela disputou em duas categorias (sub 18 e sub 21) em campeonatos, tendo conquistado o primeiro lugar no torneio estadual, que a fez seguir para a fase nacional classificatória para o mundial de judô, Gymnasíade, ocorrida no Estado de Sergipe.

Infelizmente não conseguiu se classificar para o mundial, mas deixa clara a importância do apoio do Instituto nessa experiência.

No dia 14 de maio participou do Campeonato regional brasileiro de judô e classificou-se nas duas categorias para o Campeonato Brasileiro que acontecerá em Minas Gerais no final deste ano.

Vanessa disse que o judô foi fundamental na sua vida para adquirir a base de disciplina e a base psicológica que hoje são diferenciais nos seus estudos, mas também relata que é muito difícil contrair investimentos para seguir na carreira de atleta. Ela enfatiza que ainda não tem condições de se matricular numa academia adequada e que a alimentação deveria ser mais balanceada, o que requer alimentos específicos. Por isso, a valorização no esporte precisa alcançar o campo material dando subsídios para os jovens talentos. O que já é objeto de discussão do corpo profissional do IFSertãoPE, que já contribui com ajuda de custo nos eventos, mas ainda planeja lançar editais de promoção continuada ao esporte.

Com informações de Jacqueline Dantas

Campus Serra Talhada