Abril Verde: Conscientização sobre saúde e segurança no trabalho no campus Serra Talhada do IFSertãoPE

Durante todo o mês de abril, o campus Serra Talhada do IFSertãoPE realizou o Abril Verde, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. A ação foi promovida pelas professoras Isabel Cavalcanti e Ana Paula Gonçalves, que desenvolveram atividades específicas para as disciplinas de Higiene e Segurança do Trabalho nos cursos de Edificações, Logística, Refrigeração e Climatização e Engenharia Civil.

Os estudantes criaram cartazes e espalharam por todo o campus

Os estudantes participaram ativamente do Abril Verde, promovendo intervenções no campus, como a criação de cartazes de conscientização. Além disso, foram realizadas palestras com representantes da Neoenergia de Pernambuco, nos turnos da manhã e noite, que falaram sobre prevenção a acidentes elétricos, um tema de grande relevância para os cursos envolvidos na iniciativa.

Palestra com representantes da Neoenergia de Pernambuco sobre prevenção a acidentes elétricos

Uma das atividades mais marcantes do Abril Verde foi a competição entre equipes que produziram vídeos promovendo a conscientização em relação à segurança do trabalho. Os estudantes tiveram a oportunidade de demonstrar seus talentos em edição de vídeo e ao mesmo tempo promover a conscientização sobre a importância do tema.Além disso, o Abril Verde também contou com visitas técnicas. Os estudantes puderam vivenciar o sistema de segurança de combate a incêndios do shopping de Serra Talhada e no Águas Park de Triunfo, onde foram abordadas questões relacionadas à segurança contra acidentes no local.

Estudantes numa visita técnica ao Shopping Serra Talhada

Segundo a professora Isabel, os alunos se envolveram bastante nas atividades e se mobilizaram para que as pessoas se questionassem sobre seus próprios hábitos de segurança no ambiente de trabalho. "Atingimos o objetivo que queríamos junto aos estudantes e comunidade acadêmica", afirmou ela.O Abril Verde foi uma iniciativa fundamental para promover a conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho no campus Serra Talhada contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com a segurança no ambiente de trabalho.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural