Estudantes de Refrigeração e Climatização do IFSertãoPE participam de visitas técnicas em Petrolina

Nos dias 04 e 05 de maio, os estudantes do curso técnico em Refrigeração e Climatização do campus Serra Talhada do IFSertãoPE foram até a cidade de Petrolina-PE para participarem de três visitas técnicas. O objetivo era verificar na prática assuntos trabalhados nas disciplinas de Refrigeração Industrial, Comercial e Residencial, além de conhecer diferentes sistemas de refrigeração.

O grupo era formado por estudantes de diferentes turmas do curso de Regrigeração e Climatização

Acompanhados pelos professores Oto Lima, Isabel Cabral, Nyegirton Barreiros e José Ismar, os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar sistemas de refrigeração em diferentes contextos. No primeiro dia, a visita técnica foi realizada no River Shopping, onde puderam verificar toda a estrutura de climatização do local e visualizar um sistema de refrigeração tipo Chiller.

Os estudantes durante as explicações acerca do sistema de climatização do River Shopping

No segundo dia, pela manhã, o grupo visitou a Coopex Vale, onde conheceram um sistema de refrigeração que utiliza Freon e câmaras frias. Já no período da tarde, foi a vez de conhecer a empresa Maranaka, que trabalha com exportação de mangas e utiliza um sistema de refrigeração que utiliza amônia. "As visitas técnicas são fundamentais para os estudantes, pois eles associam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula à prática vista durante esses momentos, elevando o conhecimento da área de futuros profissionais", salienta o professor Oto.

Na Coopex Vale os estudantes visitaram uma câmara fria

Com as visitas técnicas, os estudantes puderam ampliar seus horizontes profissionais e aprimorar seus conhecimentos na área de refrigeração e climatização. Além disso, conhecer diferentes sistemas de refrigeração é essencial para a formação de profissionais qualificados e atualizados, capazes de atuar de forma eficiente no mercado de trabalho. Por isso, iniciativas como essa são tão importantes e devem ser valorizadas pelos estudantes e pelas instituições de ensino.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural