V Ecogincana movimenta o campus Serra Talhada durante a Semana do Meio Ambiente

No início de junho, estudantes dos cursos técnicos integrados em Logística e Edificações participaram da quinta edição da Ecogincana, evento que integra a programação anual da Semana do Meio Ambiente (SMA) do campus Serra Talhada. Este ano, a Ecogincana teve como tema central “Soluções para a poluição plástica”, o mesmo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho – data instituída oficialmente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Realizada no dia 7 de junho, a V Ecogincana do campus Serra Talhada marcou o encerramento das atividades da SMA, que teve início no dia 5 deste mês e contou com diversas atividades na sua programação. Além de apresentações culturais, palestras e oficinas, uma exposição de artesanato – organizada pela Associação das Marias Artesãs de Serra Talhada (Amast) – também foi um dos destaques da SMA 2023.

Durante a Ecogincana, os alunos se organizaram em cinco equipes para a realização das atividades propostas pelo regulamento, sendo identificadas por categorias e cores distintas, em alusão à temática central do evento: Água (azul), Reciclagem (verde), Energias Renováveis (amarela), Resíduos Sólidos (rosa) e Mudanças Climáticas (vermelha). Entre as tarefas realizadas pelas equipes participantes, destacaram-se o recolhimento de embalagens plásticas para reciclagem e a arrecadação de itens diversos, como artigos de higiene pessoal, brinquedos, roupas e livros paradidáticos, que posteriormente foram entregues a instituições e creches da região. Os institutos Amparo Amigo e Cangaceira Rosa foram algumas das instituições beneficiadas pelas doações, além das creches municipal Edileusa Vieira da Silva e Recanto Sagrada Família.

Segundo a professora Ana Medeiros, presidente da comissão organizadora do evento, “a Ecogincana tem como objetivo mobilizar a comunidade discente através de uma competição sustentável, resgatando valores de conservação e preservação ambiental, além de desenvolver o espírito de competição como atitude positiva e enriquecedora do indivíduo, exercitando o espírito de liderança, motivação e cooperação”. Além de ser “um instrumento de difusão do conhecimento e das práticas adequadas e continuadas em relação ao meio ambiente”, o evento tem como propósito “ensinar aos discentes a solidariedade e a conscientização da necessidade de desenvolver a empatia por pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade”, ressalta.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural