Alunos do IFSertãoPE realizam visita técnica ao Parque Nacional da Serra da Capivara

Entre os dias 24 e 26 de julho, estudantes dos 1° e 3º anos do Ensino Médio do IFSertãoPE, campus Serra Talhada, embarcaram em uma jornada repleta de aprendizado e descobertas ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí. Sob a orientação do professor de Artes, Rodrigo Diniz, e com o apoio de uma equipe de docentes do campus, incluindo os professores Alcione Costa, Ana Maria Camelo, Marluce Oliveira e Roosvelt Santos, a visita técnica proporcionou momentos inesquecíveis aos jovens.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul.

Os alunos tiveram a oportunidade única de explorar as trilhas do parque, adentrando em suas maravilhosas paisagens, que incluem imponentes cânions e picos deslumbrantes. No entanto, o ponto alto da visita foi o fascinante "Boqueirão da Pedra Furada", famoso por abrigar um excepcional acervo de pinturas rupestres, datadas de milhares de anos atrás e reconhecidas como patrimônio cultural da humanidade desde 1991.

A Pedra Furada é um dos principais pontos turísticos e cartão postal do Parque

Durante o passeio, os jovens também visitaram o renomado Museu do Homem Americano, que abriga preciosidades arqueológicas, e o inspirador Museu da Natureza. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer uma fábrica local de cerâmica, aproximando-se das tradições e cultura da região.

O museu oferece uma série de experiências interativas aos visitantes

Essa experiência multifacetada permitiu que os alunos vivenciassem uma aprendizagem multidisciplinar e desenvolvessem uma conscientização valiosa acerca da importância da preservação do patrimônio natural de parques, sítios arqueológicos e museus. A viagem certamente marcou suas vidas, inspirando-os a se tornarem agentes ativos na proteção e valorização de nosso rico legado histórico e ambiental.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural