Primeira Defesa de TCC em Engenharia Civil do IFSertãoPE aborda Segurança Hídrica na Bacia do Rio Pajeú

Na última terça-feira (15), uma importante etapa foi alcançada pelo curso de Engenharia Civil do campus Serra Talhada do IFSertãoPE. Desde o seu lançamento em fevereiro de 2019, o campus vem se dedicando ao desenvolvimento acadêmico e à formação de novos profissionais na área da engenharia. A primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é algo significativo, sinalizando que a instituição está prestes a graduar seus primeiros engenheiros.

A sala ficou lotada de estudantes que foram prestigiar Lívia

Com o título "Análise de Segurança Hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú - PE", o TCC apresentado pela estudante Lívia Rodrigues revelou-se uma contribuição notável para a região. Sob a orientação do professor Vitor Hugo Barros, Lívia demonstrou uma abordagem minuciosa e um profundo entendimento dos desafios relacionados à segurança hídrica na bacia hidrográfica local. Sua dedicação e empenho foram coroados com a aprovação com nota máxima, evidenciando a excelência do trabalho realizado.

A banca de defesa junto a estudante concluinte

A defesa do TCC foi um momento de avaliação e reconhecimento, contando com a participação dos professores Victor Gabriel Souza e Athos Murilo Queiroz, atuando como avaliador interno e externo, respectivamente. A banca destacou a relevância do estudo de Lívia para a comunidade e o ambiente em que está inserida, sublinhando seu potencial impacto na gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú.

Lívia Rodrigues, que é natural de Serra Talhada, demonstrou um comprometimento ao abordar um tema de tamanha importância para a região. Sua pesquisa não apenas agregou conhecimento à área da segurança hídrica, mas também levanta a perspectiva de orientar futuras decisões para a gestão sustentável da bacia hidrográfica. Essa conquista destaca a dedicação do IFSertãoPE em formar profissionais capacitados e engajados com as necessidades de suas comunidades locais.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural