Competição de Engenharia Civil: Desafios em Pontes de Palito de Picolé e Resistência do Concreto no campus Serra Talhada

O campus Serra Talhada do IFSertãoPE, através da Coordenação de Engenharia Civil, acaba de tornar público regulamentos para duas competições estudantis, que poderão ser realizadas pelos alunos do curso. Ambas competições tem o objetivo de incentivar os estudantes a porem em prática assuntos trabalhados em sala de aula, além de promoverem a integração entre as turmas.

A primeira competição o compreende a avaliação de um protótipo de uma ponte, executado com palitos de picolé de madeira e ligados com cola. O protótipo deverá resistir a uma determinada carga crescente, para avaliação do seu desempenho estrutural.Para a montagem dessa estrutura, os alunos deverão se organizar em grupos com até quatro participantes.

A segunda competição, também específica para estudantes de engenheria civil, pretende testar a habilidade no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos homogêneos. O desafio proposto consiste em moldar corpos de prova de concreto (CPs), com dimensões pré-estabelecidas, que sejam capazes de atingir a maior resistência. Para esta competição também deverão ser montados grupos com até quatro participantes.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada pela comissão e as competições estão previstas para serem realizadas em outubro, com dias específicos de cada modalidade. As premiações envolvem prêmios em dinheiro, troféus, além de bonificação em disciplinas específicas do curso.

Para disposições gerais da disputa e detalhes específicos, os interessados deverão consultar os regulamentos disponíveis abaixo:

Regulamento Pontes de Palito de Picolé

Regulamento Resistência do Concreto.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural