Estudantes de Logística do IFSertãoPE Exploram o Nordeste em Visita Técnica

Os estudantes das turmas concluintes de Ensino Médio Integrado em Logística do campus Serra Talhada do IFSertãoPE vivenciaram uma experiência enriquecedora nos dias 21 e 22 de setembro, ao participarem de uma visita técnica coordenada pela professora Andrezza Monteiro, que leciona Geografia. Durante esses dois dias intensos, os alunos mergulharam na prática, explorando os temas abordados em sala de aula. A jornada levou-os a quatro estados nordestinos (PE, BA, AL e SE), onde puderam conhecer de perto a dinâmica urbana de Petrolândia (PE), o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso (BA), a cidade de Piranhas (AL), o patrimônio arqueológico de Xingó no Museu de Arqueologia de Xingó, a Hidrelétrica de Xingó e os Canyons do rio São Francisco em Canindé de São Francisco (SE).

O complexo hidrelétrico de Paulo Afonso foi um dos momentos mais esperados da visita técnica

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas relacionadas ao trecho percorrido, além de participar de discussões sobre temas diversos. A experiência proporcionou-lhes uma perspectiva única sobre a importância da bacia hidrográfica do rio São Francisco para o Nordeste, ao mesmo tempo em que permitiu que se maravilhassem com as grandiosas hidrelétricas de Paulo Afonso e Xingó, explorassem os ricos registros arqueológicos e geográficos do semiárido e até desfrutassem das águas dos Canyons. O resultado foi uma jornada que superou todas as expectativas.

Nos Canyons do Xingó os estudantes puderam mergulhar nas águas do Rio São Francisco

A professora Andrezza Monteiro compartilhou sua empolgação com a experiência, destacando: "Ver os alunos abismados ao entrar em um complexo de hidrelétricas como o de Paulo Afonso e Xingó, conhecer nossos registros arqueológicos e geográficos do semiárido, vislumbrar e ter a noção do tamanho e importância de uma bacia hidrográfica como a do rio São Francisco para o nosso Nordeste, além de tomar um banho nas águas dos Canyons, foi incrível!".

O roteiro da visita também incluiu o Museu de Arqueologia do Xingó

Essa visita técnica não apenas proporcionou um aprendizado prático valioso para os estudantes, mas também os inspirou a apreciar a riqueza geográfica e histórica da região nordestina do Brasil.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural