Alunos do curso FIC em Santa Rita realizam visitas técnicas e aulas práticas

Durante as últimas semanas, os estudantes do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos promovido pelo IF Sertão-PE, realizaram aulas práticas e visitas técnicas a fim de melhor absorver os assuntos que lhes são passados em sala de aula. O curso é oferecido no Distrito de Santa Rita, zona rural de Serra Talhada e a turma é composta por alunos da própria comunidade e de povoados próximos.

Oficina sobre reciclagem de garrafas PET

Para melhor compreensão da disciplina Metodologias Alternativas para Resíduos Sólidos, os estudantes receberam a instrutora Maria Aparecida Ferreira, que ministrou uma oficina sobre reciclagem de garrafas PET. Na semana seguinte, os alunos visitaram a Escola de Referência Professor Adauto Carvalho, em Serra Talhada. Na ocasião, puderam conhecer o laboratório de biologia da escola, onde são desenvolvidas técnicas de reutilização de óleo de cozinha, para posterior transformação em sabão.

Monitores mostram aos estudantes técnicas para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão

A última visita feita pelos estudantes foi ao lixão de Serra Talhada e teve como principal objetivo observar os impactos ambientais que o descarte incorreto do lixo pode ocasionar. Coordenadora e professora do curso, Ana Maria Camelo, destaca que é muito importante esses momentos práticos, principalmente porque desperta no aluno uma conscientização quanto aos seus hábitos. “Proporcionar a vivência do que é passado durante as aulas é de suma importância para o melhor desenvolvimento do curso. Aqui pudemos repensar nosso próprio consumo e ficarmos mais alerta sobre como estamos cuidando do meio ambiente”, salientou.

Visita técnica ao lixão a céu aberto de Serra Talhada

A turma está a poucos meses de finalizar o curso, e tem previsão de conclusão em fevereiro de 2016.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural