Estudantes e servidores participam da II Semana do Meio Ambiente no campus Serra Talhada

Nos últimos três dias o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE realizou a II Semana do Meio Ambiente, que esse ano teve como tema: Caatinga – Mata Branca do Sertão. Como já previsto, o evento contou com uma palestra de abertura, oficinas e mesa redonda no segundo dia e foi finalizado na manhã desta sexta-feira (10), com uma trilha ecológica.

O evento teve início na noite da quarta-feira (08), no auditório do Colégio Cônego Torres. Os participantes assistiram à palestra ministrada pelo professor Miguel Leonardo Lima, que expôs e discutiu com o público a forma como a Caatinga é abordada no livro didático e na mídia nacional. Para ele, levar esse tipo de informação aos estudantes é importante porque é o bioma no qual o Instituto está localizado, sendo assim, necessário conhecer o seu entorno para que o futuro profissional atue melhor em seu campo de trabalho. “Não podemos imaginar alguém formado em Refrigeração, por exemplo, sem conhecer o funcionamento, dinâmica do bioma Caatinga e, sobretudo, os impactos que ele tem sofrido nos últimos anos. Quando se conhece, você pode atenuar essa problemática”, salientou.

Palestra de abertura da II Semana do Meio Ambiente

Na quinta-feira (09), a programação começou pela manhã, na Autarquia Educacional de Serra Talhada – AEST. Os participantes assistiram às exposições de trabalhos feitos alunos do campus e se dividiram entre duas oficinas. A primeira deu instruções sobre como produzir sabão ecológico e a segunda, como fazer composteira caseira (estrutura feita de material orgânico que atua como adubo para o solo e plantas).

Estudantes aprendem a fazer compostagem caseira

A tarde foi realizada uma mesa redonda onde também se puderam ouvir mais lições acerca da Caatinga. O momento contou com as presenças dos professores Dr. Martinho Cardoso de Carvalho, Me. João Luiz da Silva e do estudioso sobre a Caatinga, Homem Bom Magalhães. Os três interagiram com a plateia e falaram sobre o bioma tal qual sua área de estudo.  Para Homem Bom Magalhães é muito positiva essa interação entre o IF Sertão-PE e a comunidade, a fim de que haja futuras parcerias. “Temos que somar essa produção de conhecimento daqui, das universidades, junto com as práticas tradicionais do pequeno produtor rural. É preciso haver maiores parcerias entre ambos”, destacou.

Convidados discutem com o público acerca do bioma Caatinga

Para finalizar, na manhã da sexta-feira (10), foi realizada uma trilha ecológica na escola-fazenda do campus Serra Talhada. Conduzidos pelos professores Rômulo Medeiros e João Luiz Silva, os participantes, além de adentrarem na Caatinga, receberam uma aula de campo, sendo provocados a reconhecerem-se enquanto partes integrantes do bioma. Para a estudante Maria Elisa, a participação na Semana foi proveitosa como um todo porque despertou mais vontade de conhecer a Caatinga. “Gostei de ter sido provocada a conhecer e valorizar mais o meu bioma, a minha cultura. Todos os momentos que participei foram excepcionais e me transmitiram muito conhecimento”, afirmou a jovem.

Trilha ecológica e aula de campo realizada no último dia da Semana do Meio Ambiente

Além dos alunos e servidores do Campus Serra Talhada, a II Semana do Meio Ambiente também contou com participação de estudantes de escolas e universidades do município. Idealizadora do evento, professora Ana Maria Camelo, destaca o crescimento e adesão dos participantes. “Já pudemos notar um crescimento de público e freqüência esse ano. Conseguimos diversificar as atividades, recebemos visitas do público externo. Isso mostra que o IF Sertão-PE tem ficado conhecido e atraído o interesse de mais pessoas”, concluiu.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural