-
Última Atualização: 12 Abril 2017
-
Criado: 12 Abril 2017
-
Acessos: 2420
Depressão foi o tema abordado em roda de conversa no Campus Serra Talhada
“Vamos falar sobre depressão?” esse foi o tema da roda de conversa realizada no campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 07 abril. Para que todos os estudantes pudessem participar, a comissão organizadora proporcionou o momento nos três turnos de aulas em dias alternados.
A psicóloga Alessandra Viana iniciou a roda de conversa falando sobre os sintomas da depressão
Os sintomas da depressão são diferentes da tristeza normal ou desmotivação. É uma doença que interfere diretamente com a capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se. Desta forma, o setor de saúde do campus, acredita que abordar este tema junto aos estudantes de diferentes idades é importante para que eles sejam multiplicadores do conhecimento, como também se expressem e contem suas experiências.
A roda de conversa foi iniciada pela psicóloga do campus, Alessandra Viana, que falou sobre casos clínicos, tratamento e acerca do preconceito que as pessoas com depressão sofrem no meio social. Para a psicóloga, a principal barreira para quem sofre da doença, é o estigma ligado a ela. “É importante que a gente possibilite esses espaços onde possamos conhecer e entender que a depressão é um transtorno mental, que tem tratamento e cura, para que assim, a gente possa reduzir esse preconceito”, destacou. A discussão também contou com intervenções da médica Mauriciana Pereira e da nutricionista Aurelânea Carvalho.
Na ocasião, os estudantes e servidores presentes também puderam contar suas experiências pessoais relacionadas à doença, seja na família, amigos ou consigo próprios. A estudante Yslaine Albuquerque, conta que o que mais gostou foi a possibilidade de entender um pouco mais sobre a depressão. “É sdempre muito bom quando o Instituto promove esse tipo momento com a gente porque em outras escolas eu não via algo dessa forma. E falar sobre depressão é interessante até porque conhecendo, nós podemos ajudar a alguém que precise”, afirmou a jovem.
Profissionais da secretaria de saúde do município estiveram no campus realizando exames com os alunos
Durante os três dias de evento, os interessados puderam também verificar pressão, oximetria, frequência cardíaca e glicose, ou ainda testagem de HIV, sífilis e hepatite feita por uma equipe da Secretaria de Saúde de Serra Talhada em parceria com o setor de saúde do campus.
Campus Serra Talhada
- Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil - cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br