Estudantes de Logística apresentam trabalhos feitos a partir de material reutilizável

Na noite desta quinta-feira (18), os alunos do 3º período do curso técnico em Logística do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, puderam apresentar as produções desenvolvidas para a disciplina Gestão de Transporte e Distribuição (GTD). Uma das áreas desta matéria é a Logística Reversa, que aborda a recuperação de produtos, embalagens e materiais desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível.

As estudantes mostraram seus produtos feitos de material reciclado

Dessa forma, a logística reversa trata de um tema oportuno e de extrema importância, visto que é discutido com os estudantes o desenvolvimento sustentável e políticas ambientais. Entre os trabalhos apresentados, estavam bolsas, carteiras e gaveteiros feitos de papelão ou caixas de leite, luminária desenvolvida a partir de garrafa PET e colheres descartáveis, e um suporte para jardim, feito com pallet. Em todas as apresentações os alunos relataram os custos para a realização do trabalho, bem como seu processo criativo.

Este grupo fez um suporte para jardim feito de pallet

A estudante Saywry Magalhães, conta que o mais interessante na disciplina é consciência ambiental que ela provoca. “Nessa área de estudo, não só podemos aprender como reutilizar os produtos que seriam descartados para transformá-los em algo que pode se usados nas empresas ou casas, mas também despertou em nós essa questão de preocupação com a natureza”, afirmou a jovem.

A professora Vanessa Nóbrega junto a turma do 3º período e as produções apresentadas para a disciplina

A professora Vanessa Nóbrega, que ministra GTD para a turma, destacou o compromisso dos estudantes em realizarem o projeto, principalmente porque a maioria utilizou produtos que seriam jogados no lixo. “Aqui pudemos ver ótimas produções feitas de um material que teoricamente não teria mais utilização alguma. Então, além de provocá-los para a questão ambiental, podemos também pensar em empreender, vender esses produtos em feiras e mercados da cidade”, concluiu.

Fotos: Gleydson Publio

Campus Serra Talhada