-
Última Atualização: 04 Julho 2018
-
Criado: 04 Julho 2018
-
Acessos: 1844
Campus Serra Talhada apresenta projetos de Iniciação Científica com temática filosófica
Na tarde desta terça-feira (03), dois projetos do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIBIC Jr.) desenvolvidos no campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, foram apresentados à comunidade acadêmica. Ambos realizados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado, e sob orientação do professor de filosofia Suzano Aquino.
O professor Suzano Aquino é o orientador nos dois projetos apresentados
O primeiro projeto denominado “Filosoflix: Do mito da Caverna de Platão ao Ex-machina de Garland”, propunha aos estudantes orientandos do projeto,Thiago Aquino e Luiza Magalhães, que refletissem conceitos filosóficos como a antropotécnica e razão logopática. Dessas leituras, produziu-se um artigo científico e um vídeo que foi apresentado no auditório do campus. Para Thiago, a experiência de ser pesquisador foi incrível “Foi um privilégio ter participado do projeto. Com certeza adquiri muito aprendizado e quero continuar desenvolvendo projetos científicos como esse”, destacou o jovem.
Luiza Magalhães e Thiago Aquino desenvolveram o "Filosoflix" pelo PIBIC Jr.
Logo após, foi apresentado o segundo projeto, desenvolvido pelos estudantes Samuel Elias e Hellytaine Magalhães: “Espelho, espelho meu: meu corpo sou eu?” que sugeria uma pesquisa filosófica sobre “dualismo ontológico e imagens técnicas”. Desse projeto resultou além do artigo científico, uma exposição fotográfica que está exibida na biblioteca do campus. Em seus depoimentos, os dois bolsistas relatam a aprofundamento na disciplina que o projeto os proporcionou, e esclarecimentos de várias dúvidas, tanto de cunho pessoal, quanto acadêmico.
Samuel Elias e Hellytainne Magalhães contam como foi participar de um projeto de pesquisa pela primeira vez
Empolgado com as apresentações dos estudantes bolsistas, o professor Suzano comemora a realização dos trabalhos orientados por ele. “Eu pude observar além da sala de aula e pude ver a mudança qualitativa de aprendizagem, eles começam a ter um ouvido mais atento a termos técnicos, por exemplo. Saber que eles também chegaram a ir na biblioteca pública de Serra Talhada para pesquisar mais e, durante as reuniões que fazíamos, ouvi-los comentar sobre a mudança na visão sobre as coisas, que é o que acontece em muitos termos filosóficos, é gratificante”, concluiu.
A exposição fotográfica derivada do projeto chamou atenção dos estudantes na biblioteca do campus
Os artigos científicos dos dois projetos, ficarão prontos e disponíveis para a leitura até a Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE), que será realizada no campus Santa Maria da Boa Vista no mês de outubro.