-
Última Atualização: 08 Novembro 2018
-
Criado: 08 Novembro 2018
-
Acessos: 1610
Dia Mundial da Filosofia é antecipado no Campus Serra Talhada com palestras e apresentações para alunos e servidores
Pelo segundo ano consecutivo, o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, comemorou, junto aos estudantes e servidores o Dia Mundial da Filosofia, que oficialmente, é celebrado na terceira quinta-feira do mês de novembro. O evento foi realizado no auditório do campus, nos três turnos de aulas, e contou com debates, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.
O campus Serra Talhada foi sede do II Encontro do Sertão Filosófico
Pela manhã foi realizada uma mesa-redonda, que discutiu com os estudantes os oitenta anos da Guerra Pau de Colher e deu uma interpretação filosófica dos fatos ocorridos. O momento, liderado pelo professor Cristiano Dias, do campus Ouricuri do IF Sertão-PE, fez parte do II Encontro do Sertão Filosófico. Logo após, os representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Corporeidade (NEPeC), fizeram breves apresentações dos trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano no campus.
Os estudantes que desenvolveram trabalhos pelo NEPeC apresentaram aos colegas seus resultados
No período da tarde e da noite as mesas-redondas continuaram, sempre abordando questões ligadas ao tema do evento que era: "Direitos Humanos e Educação no contexto da sociedade tecnocrática”. Para a estudante Amanda Lima, do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Logística, o evento permitiu que ela se interessasse mais ainda pela Filosofia. “Já é uma disciplina que eu gosto muito e, desde que passei a me dedicar mais, comecei a pensar o mundo de uma forma diferente. O evento foi muito bom porque a gente pôde explorar um pouco mais, além do que é visto em sala de aula”, salientou a jovem.
O professor Suzano Aquino mediou as palestras e respondeu dúvidas dos presentes
Com o sentimento de dever cumprido e feliz com a realização de mais um evento, o professor de Filosofia do campus, Suzano Aquino, afirma que pôde perceber esse ano, uma integração maior entre os professores, alunos e convidados. “Nós pudemos conversar e debater bastante nas mesas e fora delas! Tivemos palestras sobre reforma do Ensino Médio, Filosofia da Educação, temas relacionados a Direitos Humanos e Educação, por isso a importância dos alunos de todas as modalidades de ensino que temos no campus estarem presentes. Acho que a cada ano, podemos fortalecer as parcerias com professores de outras instituições, e dar mais visibilidade para os grupos de pesquisa”, concluiu.