-
Última Atualização: 12 Abril 2023
-
Criado: 03 Outubro 2014
-
Acessos: 9484
A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) é responsável pelo apoio técnico, administrativo e operacional na sua respectiva área de atuação, fornecendo suporte de hardware, software e outros serviços. Suas atividades englobam a coordenadoria executiva de informática e a comunicação de voz e dados, visando à integração da informática nos âmbitos administrativo e acadêmico.
Competências da DGTI
- Projetar e manter, em conjunto com as coordenadorias correlatas e a Reitoria, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
- Gerenciar os projetos na área de Tecnologia da Informação, administrando seus recursos;
- Identificar novas necessidades da Instituição quanto à Tecnologia da Informação e planejar o desenvolvimento de projetos para o atendimento dessas necessidades em consonância com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação;
- Propor, implementar e manter políticas de Segurança da Informação;
- Planejar viabilizar o desenvolvimento dos projetos relacionados ao PDTI;
- Prestar apoio e assessoria aos campi em assuntos relativos à Diretoria de Tecnologia da Informação;
- Propor recursos e gerenciar os investimentos em ações de Tecnologia da Informação no âmbito do IFSertãoPE;
- Propor a contratação de serviços de Tecnologia da Informação no âmbito da instituição e gerenciar a qualidade desses serviços;
- Avaliar os riscos nos projetos de Tecnologia da Informação;
- Propor ao Comitê de Tecnologia da Informação procedimentos relacionados a esta área;
- Difundir o uso das tecnologias da informação, estimulando o domínio das novas linguagens de informação junto à comunidade;
- Revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados a sua área;
- Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.
- Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas;
- Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações;
- Desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas;
- Administrar ambiente informatizado, prestar suporte técnico ao cliente, elaborar documentação técnica;
- Estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados;
- Pesquisar tecnologias em informática;
- Analisar a utilização e o desempenho das redes de computadores, identificando os problemas e promovendo as correções no ambiente operacional;
- Prestar consultoria e suporte técnico relativamente à aquisição, implantação e uso adequado dos recursos de hardware e software;
- Gerir contratos com fornecedores de bens e serviços de tecnologia da informação;
- Desempenhar outras atividades atribuídas pelo Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.