1. Laboratório de Informática

O laboratório de Informática atende às necessidades das disciplinas de Programação Básica, Cálculo numérico e Desenho Técnico Auxiliado por Computador, essas duas últimas compreendem disciplinas de cunho profissional e específico.

Além das disciplinas tratadas no parágrafo acima, o Laboratório de Informática poderá ser utilizado para a realização de atividades de outras disciplinas do curso de Engenharia Civil no qual tenha a necessidade do suporte dessas instalações.

As máquinas que compõe o referido laboratório têm a capacidade para comportar softwares que contemplam as necessidades das disciplinas que compõe a matriz curricular do curso de Engenharia Civil.

2. Laboratório de Física

O laboratório de física do Campus Serra Talhada conta com instrumentos fornecidos pelos laboratórios CIDEPE e tem experimentos direcionados para a prática dos seguintes temas: medições, cinemática, dinâmica, hidrodinâmica, hidrostática, óptica geométrica, termologia, ondulatória, acústica, eletromagnetismo e física moderna.

Essas práticas são direcionadas para o ensino de física básica, voltado para o ensino médio e para os primeiros anos da graduação em física e engenharias.

O laboratório tem a capacidade de comportar um total de 20 alunos, provido de bancadas para apoio da realização das atividades, e com assentos com alturas adequadas. Na realização das atividades em laboratório é necessária a presença do técnico responsável pelo mesmo. O laboratório possui área física de 60,62m².

3. Laboratório de Química

Ocupa um lugar singular no ensino de ciências. A experimentação pode ser uma estratégia

O laboratório de química, o IFSertãoPE, campus Serra Talhada conta com recursos de materiais, oferecido pelo Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa – CIDEPE.

O laboratório de química atende às necessidades da disciplina de química básica e das optativas: química básica experimental, físico-química, química orgânica experimental I, além das demandas das disciplinas dos cursos técnicos. Os equipamentos que compõe o referido laboratório atendem às necessidades específicas abordadas nos tópicos das disciplinas, conforme ementa.

Laboratório de Química

4. Laboratório de Materiais e Tecnologia da Construção

Os laboratórios de Materiais de Construção e Tecnologia da Construção atende
às necessidades das disciplinas de Materiais de Construção e Tecnologia das
Construções, além de projetos de pesquisa.

Os laboratórios de Materiais de Construção e Tecnologia das Construções tem como
papel o desenvolvimento de ensaios para a caracterização dos materiais utilizados na
construção civil, que compreendem agregados, aglomerantes, concretos, argamassas,
cerâmica, dentre outros, bem como o desenvolvimento e apresentação de técnicas
construtivas.

Os equipamentos que compõe o referido laboratório atendem as necessidades
específicas abordadas nos tópicos das disciplinas, conforme ementa, e estão em processo de compra junto ao setor administrativo. O laboratório foi idealizado para comportar um total de 20 alunos, provido de bancadas para apoio da realização das atividades.

Os laboratórios de Materiais de Construção e Tecnologia das Construções dispõe de
ambiente para a guarda dos equipamentos e materiais utilizados nas aulas. Estão sendo
preparados tanques para cura úmida de corpos de prova moldados com concreto e argamassa, além de baias para o armazenamento dos materiais granulares, a exemplo de areia, brita, pó de pedra.

O laboratório também conta com espaço para a realização de serviços para a execução
de elementos construtivos como alvenaria, vigas, pilares, lajes, telhados, entre outros, para a demonstração da execução desses serviços, como também para a realização de pesquisas na área

5. Laboratório de Mecânica dos Solos

O laboratório de Mecânica dos Solos, destina-se a atender às necessidades das disciplinas de Mecânica dos Solos I e II e Pavimentação. Tem como papel o desenvolvimento de ensaios com amostras de solo deformadas, indeformadas e in situ, para a verificação de parâmetros que auxiliem na identificação dos tipos de solo para a sua correta aplicação nos mais variados tipos de obras.

Campus Serra Talhada

• Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural