Discussões sobre práticas extensionistas integradas marcam abertura do Workshop Online sobre Curricularização da Extensão

Começou nesta quarta-feira (24) o 1º Workshop Online Curricularização da Extensão realizado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). As primeiras atividades foram voltadas para discussões em torno de possibilidade práticas extensiosistas em sincronia com o ensino e a pesquisa. A abertura do evento foi feita pela Reitora do IF Sertão-PE, professora Leopoldina Veras. A primeira mesa do evento teve como tema: "A extensão na Educação Superior" e contou com a participação dos Pró-Reitores de Extensão e Cultura, professor Vitor Lorenzo, de Ensino, professora Maria do Socorro Tavares, e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professor Francisco Kelsen.

O 1º Workshop do IF Sertão-PE de Curricularização da Extensão foi realizado de forma online

Durante a mesa, os participantes apresentaram o cenário da extensão no IF Sertão-PE atualmente e as relações estabelecidas com o ensino e a pesquisa. O Pró-reitor de Extensão, Vitor Lorenzo, explanou sobre as diversas ações de extensão universitária realizadas pelo IF Sertão-PE, em diversos eixos temáticos, como comunicação, saúde e cultura. Já os Pró-reitores de Ensino, Socorro Tavares, e de Pesquisa, Francisco Kelsen, explicaram os caminhos já percorridos e a também a trajetória a ser traçada para a integração total entre os três eixos: extensão, ensino e pesquisa.

A integração plena entre extensão, ensino e pesquisa foi assunto durante a abertura do evento

A primeira manhã do evento foi encerrada com a palestra: “Histórico da Extensão na Educação: importâncias e conquistas”, ministrada pela Professora e Ex-Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lúcia Marisy. Durante a palestra, a professora apresentou alguns conceitos teóricos formulados em torno da Extensão Universitária e como esse eixo deve estar atrelado à prática do ensino e da pesquisa nas instituições universitárias. “A extensão deve ser incluída como parte indissociável do ensino e da pesquisa nas práticas pedagógicas de todos os currículos. A educação precisa ser integral e não fragmentada. Por isso, é que temos que curricularizar a extensão”, explicou Marisy.

A professora da UNIVASF, Lúcia Marisy, proferiu a palestra: "Histórico da Extensão na Educação: importâncias e conquistas"

O 1º Workshop Online sobre Curricularização da Extensão do IF Sertão-PE continua na tarde desta quarta-feira (24), quando será realizada a palestra: “Caminhos da Curricularização da Extensão no IF Farroupilha”, que será ministrada pela professora do Instituto Federal Farroupilha – RS, Marlova Giuliani Garcia. A atividade poderá ser acompanhada através do canal oficial do IF Sertão no YouTube. Ainda pela tarde haverá a discussão sobre a criação de grupos de trabalho para a implementação da curricularização da extensão nos campi do IF Sertão-PE.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br