Campus Petrolina e Junior Achievement formam primeiras turmas com foco em educação empreendedora

Reconhecimento. Essa foi a palavra que resumiu a formatura do Programa Miniempresa, realizada na última segunda-feira (19), no auditório do campus Petrolina do IF Sertão-PE. Com entusiasmo, alunos, servidores e familiares comparecem a cerimônia de conclusão dos jovens que participaram do programa, realizado através de parceria entre o IF Sertão-PE e a associação educativa Junior Achievement.

O evento contou com a participação da Reitora Leopoldina Veras, do Pró Reitor de Extensão, Ricardo Bittencour, Do diretor geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, da diretora executiva da Junior Achievement, Rosane Schereschewsky e da coordenadora geral de extensão do campus Petrolina, Anne Rose Rodrigues.

Segundo a reitora, sempre houve preocupação de incluir empreendedorismo nas disciplinas e projetos pedagógicos e que, agora, o tema é tratado dentro da instituição e envolve toda comunidade. “Nosso aluno, além da formação técnica, sairá preparado para o mercado de trabalho, com ideias inovadoras, capazes de transformar realidades. Isso é muito positivo”, disse.

O pró-reitor de extensão, Ricardo Bittencourt, destacou como essencial a participação de professores e técnicos administrativos na concretização do projeto. “É visível a mudança de atitude e a responsabilidade que cada um teve enquanto empreendedor. Esperamos que essa nova forma de ver a vida possa fazer parte da vida deles. Agradecemos imensamente a JAPE pelo desenvolvimento do projeto em nossa instituição, ao campus Petrolina e a equipe da coordenação de extensão por terem tornado possível toda essa realização”,

A diretora executiva da Júnior Achievement, Rosane Schereschewsky, parabenizou os jovens por terem aceitado o desafio e concluírem com sucesso a proposta. “A partir de agora, não significa necessariamente que vocês serão empresários, mas, com certeza, serão muito melhores em comportamentos, atitudes e para o mercado de trabalho.”, declarou.

Após o juramento, houve reconhecimento doa alunos que mais se destacaram em suas respectivas empresas. Quatro representantes de cada empresa foram eleitos o “Achiever Destaque”, e outros quatro, melhor vendedores. Após esse momento, os integrantes receberam certificados de conclusão.

“Foi uma oportunidade para que pudéssemos entender o mundo dos negócios, desenvolver nossas habilidades. Ainda destaco a importância de trabalhar em equipe, com prazos e metas estabelecidas, ajudando, assim, a nos tornamos mais responsáveis”, declarou Queroli Oliveira, aluna do 1º ano do médio integrado em química e integrante da Suportec S.A./E. A avó da aluna, Lucia Rosa, disse que estava muito feliz e agradecida com o IF, pois a neta sempre aproveitou as oportunidades que apareceram, e que percebeu o esforço que ela dedicou para concluir esse projeto.”

As colocações das miniempresas  foram:

1º lugar – Oriconfort

2º lugar – Suportec