Projeto leva alunos a refletirem sobre uso do corpo pela arte

O Laboratório ÊPA (Espaço de Práticas Artísticas), de coordenação da professora Edneide Torres, realizou, nessa última quarta (31), o Cultura no Papo (Projeto de Extensão, aprovado pelo Edital 2016/2017) no IF Sertão-PE, campus Petrolina. O espaço, que proporciona diálogo e reflexão sobre temas atuais, trouxe para debate entre os alunos o tema: “ O corpo da arte e a arte no corpo”. Com intuito de refletir sobre como as diferentes formas de expressão artísticas utilizam-se do corpo, a conversa contou com a presença de Thom Galiano, diretor e professor de teatro, e Cleybson Lima, dançarino e performer, e levou os participantes a analisarem os esteriótipos existentes na sociedade.

Alunos assitem a depoimentos de pessoas que utilizam o corpo como profissão e arte

“O Cultura no Papo é um espaço para criar diálogos com os alunos e que, através de conversas descontraídas, temas sobre arte e sociedade sejam expostos, despertando a visão crítica deles e gerando, assim, um posicionamento sobre assuntos abordados. No bate-papo de hoje, pretendemos analisar como a arte utiliza o corpo como meio de expressão, e como esse mesmo corpo é julgado pelo que vestimos, seus aspectos físicos e comportamentais.”, explicou a professora Edneide.

Projeto incentiva diálogo e participação dos discentes

Os discentes participaram com opiniões e críticas à sociedade que, muitas vezes, dita comportamento, inclusive, condicionando atitudes a partir do nascimento. O aluno Guilherme Emetério disse já ter sido julgado por ter o cabelo grande. “Muitas pessoas me confundiam com menina, apenas, pelo tamanho do meu cabelo, e, inclusive, falavam que seria mais bonito caso fosse do outro gênero”, disse.

Guilherme declarou ser vítima de preconceitos por ter o cabelo grande

O próximo Cultura no Papo será dia 14/06, às 14h, na sala A14 (laoboiratório ÊPA), no campus Petrolina do IF Sertão, com o tema: "Territórios do afeto", que abordará os laços que são gerados entre o indivíduo e os ambientes por ele ocupados. O evento contará com a participação do professor Clesio Jonas.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro