-
Última Atualização: 18 Abril 2018
-
Criado: 26 Outubro 2016
-
Acessos: 1841
Estudantes participam de Semana Tecnológica no Ceará
Uma caravana de 25 alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática do campus Salgueiro do IF Sertão-PE participou, nos dias 17 a 21 de outubro, da 20º Semana Tecnológica do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Crato. O evento oportunizou a troca de conhecimento entre alunos das duas instituições, além de contato com professores e minicursos que complementaram a formação acadêmica.
Para a estudante do 4º ano de Agropecuária, Suyani Miranda, os melhores momentos da programação foram a palestra sobre melhoramento genético em cavalos e a criação de uma horta com materiais reciclados do próprio campus do IFCE. "Foi muito interessante porque visitamos toda a área do campus em busca de materiais que aparentemente não tinham mais serventia, e transformamos tudo em uma horta para consumo do refeitório. Reaproveitamos carrinhos de mão, pneus e até geladeira", afirmou.
Estudantes aproveitaram para complementar a formação prática
A diversidade de atividades também chamou a atenção de Danilo Faustino, do curso técnico subsequente em Informática. Em sua primeira participação no evento, ele aproveitou para ampliar os conhecimentos sobre Java. "Aprendi a fazer animações e desenhos durante os minicursos. Foi ótimo porque deu uma visão mais prática do Java, diferente do que já vi em aulas. Além disso, pudemos conhecer os laboratórios, estruturas e equipamentos que também contribuíram com a nossa formação. Foi muito gratificante participar de tudo", avaliou o estudante.
O grupo foi acompanhado pelo coordenador de Extensão do campus, Murilo Duarte, que ministrou o minicurso de Manejo Produtivo de Ovinos e Caprinos. "É um curso com grande demanda na região, em função dos pequenos criadores locais, que já fez sucesso em duas edições de formação continuada realizadas pelo campus Salgueiro. Vamos repeti-la na Semana de Agropecuária, em Novembro, esperando mias uma vez um público expressivo", explicou.
Minicurso de manejo de caprinos e ovinos foi ministrado pelo veterinário e coordenador de Extensão
Para ele, a participação dos alunos em eventos como a Sematec só traz benefícios. "Eles têm a oportunidade de aprender sobre melhoramento genético, inseminação, agregando muito mais conhecimento à formação escolar. A ida à Sematec também reforça a parceria entre Institutos Federais, a importância da cooperação e do intercâmbio de conhecimento", concluiu Murilo.