-
Última Atualização: 26 Abril 2018
-
Criado: 26 Abril 2018
-
Acessos: 1968
Curso orienta elaboração de produtos derivados do leite
Um grupo de moradores da comunidade Nova Petrolina participa, até esta quinta-feira (26), do curso de Elaboração de Derivados do Leite, promovido pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
Participantes receberam orientações teóricas e práticas
A atividade faz parte do projeto de extensão “Produção artesanal de derivados do leite”. “Nosso objetivo é capacitar pequenos produtores, comunidades, alunos e ex-alunos de modo que consigam agregar valor ao leite, tendo uma alternativa de renda familiar”, explicou a professora e orientadora do projeto, Maria Cláudia Soares.
Durante o curso, que tem duração de três dias, os participantes aprendem a fazer queijos, do tipo coalho e ricota, e doce de leite. “Nós estamos aprendendo coisas que não sabíamos como fazer na prática e isso é muito bom. A gente pretende fazer para vender e aumentar nossa renda”, afirmou Yanessa Feitosa, participante da oficina.
Momento de colocar a mão na massa durante o preparo do queijo coalho
Além da professora Maria Cláudia, as noções teóricas e práticas de preparo são passadas também por estudantes. A bolsista do projeto, Nayara Evangelista, é aluna do curso de Agroindústria e para ela a experiência é muito proveitosa. “Além de eu adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre meu curso, também estou ajudando pessoas de comunidades diferentes. Nós mostramos como fazer os processos de forma caseira, para que todo mundo possa fazer. Estou aproveitando muito”, disse.
A oficina será oferecida a um novo grupo de moradores do Nova Petrolina, nos dias 2, 3 e 4 de maio.