Campus Petrolina é palco para primeira mostra de práticas extensionistas

Entre dias 16 e 17 de agosto, ocorreu, no campus Petrolina do IF Sertão-PE, a I Mostra de Projetos de Extensão. Na sua primeira edição, o evento reuniu trabalhos realizados nas diversas áreas temáticas de atuação da extensão, e foram compartilhados com a comunidade externa e interna as ações que estão sendo realizadas junto aos diferentes públicos e faixas etárias.

“Temos esse papel importante de chegar na comunidade, tanto a comunidade externa, como a do Campus  e mostrar qual é a importância dos projetos de extensão”,ressaltou Lucas Viana, bolsista de projeto de extensão.

A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora de Extensão, Anne Rose Rodrigues, que enfatizou a importância do evento e agradeceu a presença da comunidade e instituições parceiras que estiveram presentes. A mesa de honra foi composta pelo Diretor do Campus, Fabiano Marinho, representante dos bolsistas, Lucas Viana, representando os orientadores Fabio Oliveira, pró-reitor de Extensão do IF Sertão- PE, Ricardo Bitencourt, Ana Rita Leandro, Diretora de Extensão do IF Sertão-PE e Jussara Moreira, representando a Direção de Ensino.

O público pôde aprofundar conhecimentos sobre a atuação e construção da identidade da extensão dentro da instituição

Durante a Mostra, programação diversa e que foi mediada  por servidores e alunos do IF Sertão-PE, como por convidados de Instituições (UFPE,UFBA e UNIVASF), a comunidade teve oportunidade de discutir e refletir sobre diversos assuntos vinculados à extensão, conhecer propostas de execução de projetos e como as ações podem transformar a sociedade.

Nos dois dias do evento, cerca de cinquenta bolsistas da Extensão socializaram seus projetos de forma oral e em pôsteres

“Antes do projeto era só um simples aluno, agora eu me considero um formador de opinião, as pessoas participantes das oficinas referentes ao projeto consegue ver em mim uma grande inspiração. Consegui passar muita coisa para eles, não apenas sobre os assuntos das oficinas, mas da minha personalidade, das coisas que faço na sociedade, de tudo! Eu me vejo agora como uma pessoa que inspira outras, e eu nunca imaginei que eu fosse conseguir isso. Então, é altamente gratificante esse  sentimento de você sair e perceber que as pessoas gostaram e admiram o que você fez. Isso é um sentimento esplêndido!”, ressaltou Alexandre Macedo bolsista de projeto de extensão.

Vasta programação artística e cultural integrou a programação da Mostra de Extensão

“O evento foi muito válido, a gente vai lidar diretamente com pessoas, seja lá fora ou então trazendo as pessoas aqui para dentro. Isso é importante, porque as pessoas lá fora se sentem valorizadas e importantes, como parte de um todo e mostram para eles uma realidade diferente. Parabenizo  a coordenação de extensão por valorizar as atividades, trazendo os bolsistas para mostrar os projetos que estão sendo desenvolvidos e com isso motivar outros alunos. É muito proveitoso e gratificante trabalhar no projeto com pessoas carentes, pessoas de comunidade ribeirinha, de pescadores artesanais, porque a realidade eles é diferente da nossa, e nós estaremos contribuindo com eles ao levar conhecimento, ao mesmo tempo que recebemos muito aprendizado, pois conseguimos  conhecer e vivenciar outras culturas”, enfatizou Raquel Dutra, bolsista.

Os certificados para os participantes já estão disponíveis no link.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro