Projeto de Extensão do campus Floresta foi apresentado na Semana de Zootecnia da UFRPE (UAST)

No dia 14 de maio o Projeto de Extensão Carroceiros, do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão – Pipbex, do campus Floresta do IF Sertão-PE foi um dos destaques da programação da 7ª Semana de Zootecnia, promovida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

O IF Sertão-PE campus Floresta foi um dos convidados para apresentar projetos durante a 7ª Semana de Zootecnia da UAST

O Projeto de Extensão Carroceiros teve como objetivos reunir os condutores de veículo de tração animal da cidade de Floresta para orientações sobre manejo, saúde e nutrição animal, regras de trânsito, além de propor a criação de um grupo de condutores de carroça para trabalhos específicos.

Na ocasião a professora orientadora do projeto, Rosângela Brito; e o bolsista Anthony Lisboa, estudante do 4º ano do curso de Ensino Médio integrado ao técnico em agropecuária; estiveram no UAST para apresentar uma retrospectiva do projeto de 2013 à 2018, explicando as principais ações, objetivos e resultados obtidos.

Prof. Rosângela apresentou o projeto com foco na saúde dos animais que puxam carroças

“Falamos sobre os primeiros eventos realizados, apresentação de dados obtidos por questionários, ações como as atividades lúdicas com os filhos dos carroceiros para que desde cedo se conscientizem sobre os cuidados com os animais que puxam as carroças; eventos com as esposas dos carroceiros para tratar sobre a saúde feminina e familiar. Apresentamos como os carroceiros foram orientados sobre condução de carroças em via pública, manejo alimentar dos animais, forma correta de colocação dos acessórios de carroça nos animais, e orientações de que o animal é senciente, ou seja, que ele sente as coisas e os cuidados que tem que ter, por que o anima é o parceiro dele, se ele tratar bem vai ficar com esse animal muito mais tempo”, disse Rosângela.

A apresentação do bolsista Anthony Lisboa foi elogiada pelos presentes.

De acordo com a professora um dos momentos mais importantes da apresentação foi a participação  do bolsista Anthony como ministrante da palestra também, o estudante teve a responsabilidade de falar sobre as atividades do projeto e responder dúvidas e falas da plateia presente. “Primeiro isso é um reconhecimento por que ele é meu parceiro, ele trabalha junto comigo, a gente aprende junto, e segundo que ele é um formando, vai entrar numa faculdade e isso é uma experiência ímpar pra ele, a gente tem que a pensar de forma diferente, daqui a pouco ele vai ser um profissional igual a mim”.

O Projeto Carroceiros continua suas atividades em 2019 como um projeto voluntário junto ao grupo de carroceiros formado, para realização de ações de verificação animal, vacinação, dentre outros.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br