IFSertãoPE recebe Conceito Institucional 4 em avaliação do Mec e Inep

É um fato indiscutível que os últimos anos não foram fáceis para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Enfrentando sucessivos bloqueios orçamentários e as grandes limitações vivenciadas durante uma pandemia que modificou completamente a dinâmica institucional, o IFSertãoPE, seus alunos e servidores enfrentaram maus bocados. Porém, é chegada a hora de compartilhar uma ótima notícia com nossa comunidade acadêmica: em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (Mec) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fins de recredenciamento da Instituição, o IFSertãoPE conquistou nota 4 (quatro), de uma nota máxima 5 (cinco).

Na última avaliação realizada na Instituição, no ano de 2016, cujo relatório foi emitido em 2017, o IFSertãoPE havia conquistado a nota 3 (três). A evolução do Conceito Institucional é muito significativa. Ela se deu devido a um intenso trabalho realizado pela equipe gestora e pelos servidores que fazem o IFSertãoPE, após assinatura de um Protocolo de Compromisso para melhoria dos pontos apontados no relatório de 2017. Ao final do último mês de abril de 2023, o Inep realizou a etapa de Avaliação Externa Virtual in Loco, durante a qual foram promovidas reuniões com os dirigentes da Instituição, corpo docente e técnico-administrativo, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Foram avaliados também a estrutura física, e documentações referentes aos cinco eixos avaliados: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Obras do novo auditório do campus Petrolina tiveram grande impacto para o IFSertãoPE

De acordo com a reitora do IFSertãoPE, Maria Leopoldina Veras, houve uma intensa preparação da Instituição para esta avaliação de recredenciamento. “No Protocolo de Compromisso assumido, havia necessidade de melhorar diversas questões, como acessibilidade, estrutura de bibliotecas, refeitórios, auditórios, as autoavaliações institucionais com a CPA, titulação de nossos servidores, etc. Foi um desafio, pois vivenciamos um grande período de crise financeira, então tivemos de buscar recursos extraorçamentários, termos de execução descentralizada, emendas parlamentares para possibilitar os incrementos e reformas necessárias”, relata a reitora.

As bibliotecas dos campi também receberam investimentos

“Desde 2018 já estávamos em contato com o Inep, enviando relatórios das medidas em curso, mas por conta da pandemia e do acúmulo de processos no órgão, somente foi possível receber a visita deles agora, este ano. Então durante este tempo, organizamos os campi, as documentações necessárias em todas as pró-reitorias e vivenciamos a visita do Inep de forma tranquila. Uma semana depois, fomos informados na nota atribuída”, comentou, feliz, Leopoldina.

Campus Ouricuri passou por uma grande reforma desde a última avaliação

Para o pró-reitor de Administração do IFSertãoPE, Jean Alencar, a evolução do Conceito Institucional demonstra que o Instituto está no caminho certo. “Desde a última avaliação, em 2016, passamos por um cenário de redução de orçamento e, em paralelo, um aumento de despesas, principalmente pela inauguração da sede própria de duas unidades da nossa Instituição. Sair da nota 3 para 4 em um momento totalmente incerto e adverso é a prova que conseguimos melhorar institucionalmente, com a certeza de total comprometimento de nossos servidores”, avalia.

Trabalho das CPAs foi fundamental para o resultado conquistado pelo Instituto

Ainda de acordo com o Pesquisador Institucional do IFSertãoPE junto ao Inep, Luciano de Deus, a nota 4 mostra que a nossa Instituição está acima da média. “Esta classificação serve como parâmetro para o Ministério da Educação definir a participação das instituições em programas do governo, entre outros pontos, por isso é tão importante. A avaliação contou com a participação da reitoria e todos os campi com a visita virtual in loco, demonstrando ambientes e instalações de cada um deles, e foi muito positiva”, explicou Luciano.

Esforços de servidores do IFSertãoPE e equipe gestora do Instituto foram a chave da evolução no Conceito Institucional

Uma vez que a nota máxima possível é 5, a reitora Leopoldina Veras afirma que o Conceito Institucional 4 coloca o IFSertãoPE em um patamar importante no contexto de instituições que ofertam cursos superiores no país. “Sempre há pontos que necessitam de melhorias, inclusive agora, neste relatório emitido em 2023. Então agora vamos investir em ações para seguir evoluindo enquanto instituição, na certeza que podemos contar com toda a nossa comunidade acadêmica, com a grande competência de nossos servidores para nos tornarmos cada vez mais fortes”, finaliza Leopoldina.

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro