-
Última Atualização: 31 Mai 2017
-
Criado: 31 Mai 2017
-
Acessos: 2514
Estudantes têm trabalhos aprovados em Congresso Nacional de Agronomia
Uma turma de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE recebeu uma ótima notícia no final deste mês de maio. É que os três trabalhos submetidos por eles no 5º Congresso Online de Agronomia (Convibra) conquistaram aprovação. O desafio foi proposto pelo professor Vitor Prates Lorenzo, durante a disciplina de Bioquímica, ainda no semestre 2016.2, quando os alunos cursavam o terceiro período.
Estudantes e o professor Vitor Prates comemoraram a aprovação dos trabalhos
De acordo com o Vitor Prates, como resultado da disciplina, três equipes produziram os artigos, que foram submetidos e aprovados. O Convibra é organizado por uma comissão internacional, tem equipe de avaliadores de todas as regiões do Brasil e trabalhos aprovados de diversos estados, como São Paulo, Goiás, Roraima, Rio Grande do Norte e Ceará.
O trabalho dos estudantes João Rafael, Luísa Bittencourt, Carlos Farias e Victor Galvão está relacionado à destinação para os rejeitos da agroindustrialização, que não seja ecologicamente agressiva. Para João Rafael, esse reconhecimento é muito importante. “A gente ainda está no começo do curso e não sabemos qual linha profissional vamos seguir, se carreira no campo ou mestrado, doutorado. Então conta muito ter um artigo aprovado em um congresso nacional desse porte”, afirmou.
Já o artigo dos alunos Rodolfo Porto, Alex Azevedo, Elissandra Daniela, Erico Aguiar e Pabianne Ferreira abordou a utilização da faveleira na alimentação de caprinos e ovinos como uma alternativa viável para região semiárida e períodos de seca prolongada. “Esse é o primeiro artigo da maioria da gente e tivemos a felicidade de já conseguir a aprovação”, comentou Rodolfo Porto.
O terceiro trabalho, produzido pelos estudantes Fábio Rezende, David Vale, Débora Vanessa, Elen Gabriela e João Pedro de Melo, foi referente à utilização de organofosforados na agricultura brasileira e sua implicância na saúde humana e meio ambiente. De acordo com Débora Vanessa, o tema foi escolhido devido à crescente aplicação de agrotóxicos de forma inadequada. Para ela, a conquista é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento.
Os artigos selecionados serão publicados nos anais do evento (ISSN 2358-1689).