Alunos do IF criam projeto de introdução à informática para estudantes da Zona Rural de Floresta

Na última quarta-feira (21) o campus Floresta do IF Sertão-PE recebeu 15 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Manoel José Lopes, localizada no assentamento Angico, Zona Rural de Floresta, para participar do segundo encontro de um projeto de ensino de informática básica, desenvolvido e realizado por discentes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao técnico em Informática.

A ideia do projeto nasceu como proposta da disciplina de Filosofia, ministrada pela Profª Susane Silva, de realizar junto à comunidade ações dentro da área de conhecimento dos alunos, assim, um dos dois grupos da turma propôs a aproximação entre a informática e estudantes que não tem tanto acesso a laboratórios como os existentes no Instituto Federal.

Alunos do IF Sertão-PE e da E. M. Manoel José Lopes durante atividade do projeto em um dos laboratórios de informática do Campus Floresta

O grupo formado por 12 alunos do campus Floresta montou o projeto da ação e enviou para apreciação da Direção da escola municipal, que recebeu bem a ideia. Na sequência os 12 alunos realizaram uma visita à instituição em Angico para convidar alunos e professores a participarem.

“No primeiro encontro nós mostramos software e hardware, explicamos cada componente e aplicativos; no segundo encontro mostramos como eles podem fazer slides, documentos e criar e-mails. Nossa ideia foi proporcionar esse aprendizado para alunos de um lugar que não tem muito acesso à internet e mostrar como a informática pode ajudar nos estudos”, afirmou Joyce Paiva, uma das estudantes do IF Sertão-PE.

Todos ficaram felizes em receber e compartilhar conhecimento

De acordo com Joyce a atividade foi bastante positiva e rendeu aprendizado tanto para os alunos da Escola Municipal Manoel José Lopes, quanto para os estudantes do curso técnico em Informática. “Os alunos gostaram e aprenderam bastante, no último encontro fizemos um jogo com perguntas para acompanhar o aprendizado e todos acertaram muitas respostas, teve até gente que acertou todas! Isso também mostra que estamos aprendendo bastante com os professores daqui do IF, e conseguir passar nossos conhecimentos foi muito gratificante, vamos levar isso para o currículo e para a vida”, disse Joyce.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4