Minicurso mostra processos de produção do queijo artesanal caprino

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE promoveu, nesta terça-feira (14), o minicurso de Produção de Queijo Artesanal Caprino, como parte da programação do XII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA).

Atividades do minicurso aconteceram na Agroindústria do campus Petrolina Zona Rural

Estudantes de diversas instituições do Nordeste participaram do minicurso, que teve como objetivo mostrar todo o processo de beneficiamento do leite para a fabricação do queijo. “A região é forte na criação de caprino e o leite tem uma durabilidade reduzida. O que mostramos é uma forma de agregar valor ao produto e ampliar essa durabilidade”, explicou a professora Roberta Verônica.

Estudantes de diversas instituições do Nordeste participaram do minicurso de produção de queijo caprino

De acordo com a professora Vanicleia, os estudantes puderam ter informações sobre a produção de queijo artesanal e tradicional, além de boas práticas de fabricação, higiene, legislação, procedimentos corretos no ambiente de produção de alimentos. Para a mestranda em Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe, Luciana Costa, o minicurso é uma oportunidade de aprender mais. “Estou há mais de dez anos sem trabalhar com processamento e beneficiamento e essa é uma área que gosto muito. Aqui é uma oportunidade de me atualizar em relação às formas corretas de manuseio do leite”, considerou.

Um dos produtos foi o queijo trufado com doce de goiaba

Ao final do minicurso, foram produzidos queijos tendo como base o queijo coalho, com quatro saborizações diferentes, priorizando a produtividade local na fruticultura: queijo com vinho tinto, com linguiça, com uva passa e trufado com doce de goiaba. “A escolha dos ingredientes é uma forma de valorizar a nossa produção local”, disse Roberta.

Ingredientes da região foram priorizados na elaboração de queijo: acima queijos de vinho, linguiça e uva passa

O estudante de Zootecnia da Universidade do Estado do Piauí (UESPI), Rafael Cunha, já trabalha com a produção de queijo em pequena escala. Para ele, o minicurso é uma maneira de agregar ainda mais conhecimento. “Estou tendo contato com coisas que nunca tinha visto, como os equipamentos utilizados para o processamento. Estou muito satisfeito”, afirmou.

O XII Congresso Nordestino de Produção Animal é uma realização da Sociedade Nordestina de Produção Animal, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Embrapa Semiárido e o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. O evento acontece até esta quinta-feira (16) no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, da Univasf, apresentando a temática “Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão”.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49