IFSertãoPE realiza implantação de firewalls de nova geração em sua rede de dados

Na última semana, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) deu um passo significativo para a melhoria da segurança em sua rede de dados: a implantação dos firewalls de nova geração. A mudança, que foi iniciada no mês de agosto e concluída no início de outubro, tem como objetivo proteger os dados sensíveis da instituição, oferecendo um ambiente digital mais seguro para alunos, servidores e a comunidade em geral. O processo de implantação contou com a colaboração das equipes de Tecnologia da Informação (TI) de todas as unidades do IFSertãoPE, sob a supervisão da Coordenação de Infraestrutura de Redes e Segurança da Reitoria.

“Os firewalls de nova geração representam uma evolução significativa em relação às versões anteriores dos firewalls tradicionais. Eles foram projetados para enfrentar ameaças cibernéticas mais sofisticadas e atender às crescentes demandas de segurança das redes modernas. Em geral, oferecem um conjunto mais amplo e avançado de recursos em comparação com os firewalls tradicionais”, explica o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Hamilton Freitas.

Segundo ele, além de oferecer maior segurança contra ameaças ou ataques cibernéticos, a solução irá permitir que o IFSertãoPE controle estritamente quais aplicativos e serviços poderão ser acessados em sua rede, garantindo o uso adequado da largura de banda e evitando possíveis abusos. “A equipe de TI da instituição agora tem visibilidade total sobre o tráfego de rede em tempo real, facilitando a detecção e a resposta a qualquer atividade suspeita ou anômala”, detalha.

Na prática, isso possibilitará uma maior segurança para o uso da rede e dos diversos sistemas institucionais, como o Suap, o SEI e o portal do IFSertãoPE, reduzindo o risco de ataques bem-sucedidos, incluindo malwares (softwares maliciosos), tentativas de phishing (roubo de dados confidenciais por meio de fraude) e invasões. Dessa forma, a implantação dos firewalls de nova geração irá fortalecer a conformidade do IFSertãoPE com regulamentos de segurança cibernética e a própria legislação em vigor, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br