IFSertãoPE adota sistema eletrônico de votação em seus processos eleitorais

Com o objetivo de modernizar os seus processos democráticos, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) decidiu adotar o sistema eletrônico de votação Helios voting, que visa facilitar os procedimentos de consulta à comunidade acadêmica de natureza eletiva. A decisão foi referendada no início de outubro, por meio da Resolução n.º 56/2023 do Conselho Superior (Consup), que instituiu o sistema Helios voting como novo método de votação e apuração a ser utilizado em pleitos promovidos pela instituição.

Desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, a solução tecnológica possibilita a realização de eleições de forma virtual, sem que os eleitores necessitem deslocar-se fisicamente até os locais de votação. Além de facilitar o processamento de votos, gerando resultados quase instantâneos logo após o encerramento do votação, o sistema possibilita a realização de eleições simultâneas ou com horários diferentes, reduzindo os custos operacionais associados à organização de eleições presenciais, como a impressão de cédulas ou o transporte de urnas.

“Com o Helios voting, os eleitores podem votar de qualquer lugar, a qualquer hora, usando seus dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. Isso elimina a necessidade de deslocamento até os locais de votação físicos, tornando o processo mais conveniente”, explica o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Hamilton Freitas. Segundo ele, outra vantagem do sistema é a sua elevada segurança: “Ele utiliza criptografia de ponta a ponta e técnicas avançadas de autenticação para garantir a integridade e a confidencialidade dos votos. Além disso, o sistema é resistente a tentativas de fraude e oferece maior transparência no processo eleitoral”, esclarece.

De forma a facilitar o processo de ambientação da comunidade institucional com o novo sistema, a equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), juntamente com a Comissão de Apoio às Atividades Eleitorais (CAEleito) do IFSertãoPE, tem realizado algumas simulações de grande porte envolvendo o uso do Helios voting. Nos dias 25 e 26 de outubro de 2023, uma eleição-teste será realizada através do sistema com a participação de estudantes e servidores da instituição, que poderão escolher, dentre as opções disponíveis nas cédulas eletrônicas de votação, o seu lanche e sobremesa favoritos. De caráter meramente simbólico, a eleição é regida pelo edital n.º 85/2023 e não faz alusão a quaisquer pessoas ou cargos da instituição, destinando-se apenas à ambientação da comunidade com o novo método e o ajuste de eventuais falhas.

Segundo a DGTI, um dos requisitos para participar do processo eletrônico de votação é possuir uma conta de e-mail institucional válida, já que as informações relativas ao pleito são enviadas diretamente para o correio eletrônico do(a) usuário(a). Desse modo, somente estudantes e servidores do IFSertãoPE estarão aptos a votar, cujos nomes são previamente divulgados pela comissão eleitoral responsável pelo processo. Em caso de dúvidas sobre o uso do sistema, os usuários poderão encaminhar mensagem para o endereço eletrônico da comissão eleitoral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Abaixo, confira o passo a passo sobre como usar o sistema eletrônico Helios voting.

Sobre o sistema

O Helios voting é um software livre, com documentação técnica e de usuário, facilitando, assim, o processo de auditoria da solução. O sistema permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público, com o uso de criptografia homomórfica. Dessa forma, é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (isto é, descriptografar o voto) de cada eleitor.

Além do IFSertãoPE, outras instituições públicas de ensino já aderiram ao uso do sistema, como os Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC), de São Paulo (IFSP), do Maranhão (IFMA), do Ceará (IFCE) e as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), de Campina Grande (UFCG), do Maranhão (UFMA) e do Rio de Janeiro (UFRJ), entre muitas outras. Uma modificação da versão original do projeto, disponível em https://vote.heliosvoting.org, foi feita pelo IFSC para traduzir a sua interface para a língua portuguesa, além de alguns ajustes para melhorar a sua usabilidade. O código-fonte desta versão do IFSC, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis nesta página.

Conforme a DGTI, as unidades do IFSertãoPE que desejarem realizar pleitos locais poderão formalizar as suas solicitações por meio da Central de Serviços do Suap (Tecnologia da Informação > Sistemas e Aplicativos > Sistemas > Sistema de Votação Online Helios), que ficarão sujeitas à análise e à autorização do responsável pela unidade. Uma vez autorizada, todas as tratativas da solicitação serão executadas na sequência do chamado aberto.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro