-
Última Atualização: 19 Agosto 2020
-
Criado: 18 Agosto 2020
-
Acessos: 1861
Sistema Integrado de Bibliotecas divulga manual sobre uso e compartilhamento ético de fontes de informação nos ambientes institucionais
Com a retomada das atividades acadêmicas, as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm se empenhado em reunir informações voltadas ao enfrentamento dos desafios impostos pela crise sanitária e à ambientação nas novidades trazidas pelo ensino remoto. Para orientar estudantes e professores sobre o uso e o compartilhamento ético de fontes de informação nos ambientes institucionais no novo contexto educacional, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) do IF Sertão-PE divulgou, nesta terça-feira (18), o manual “Ética, direitos autorais e uso de fontes de informação no ensino remoto”.
Em suas 15 páginas, o guia traz uma série de orientações sobre uso e compartilhamento de fontes de informação em ambientes digitais/virtuais, como os tipos de licenças de direitos autorais, bibliotecas e repositórios digitais de acesso aberto e privados autorizados para a comunidade acadêmica, armazenamento de fontes de informações em drives, compartilhamento de fontes no Google Classroom e os direitos autorais, dicas gerais para evitar o plágio e sugestão de fontes de informação sobre plágio e direitos autorais.
De acordo com a coordenadora do SIBI IF Sertão-PE, Naira Michelle Pereira, a necessidade de elaborar um material que pudesse orientar a comunidade acadêmica sobre ética e suas relações com os direitos autorais surgiu durante reuniões com a Pró-reitoria de Ensino (Proen). Segundo ela, o manual pode servir tanto para a elaboração dos materiais didáticos por parte dos docentes, quanto para a distribuição e armazenamento de obras nas plataformas digitais/virtuais institucionais. “Nesse sentido, o conceito de ética aqui colocado versa sobre a propriedade intelectual no âmbito do direito de autor”, afirmou ela.
Confira o manual “Ética, direitos autorais e uso de fontes de informação no ensino remoto” clicando aqui.