Maior evento científico do IF Sertão-PE tem início nesta sexta-feira (19), no campus Santa Maria da Boa Vista

Têm início, nesta sexta-feira (19), no campus Santa Maria da Boa Vista, a XIII Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JINCE), a VII Jornada de Trabalho de Extensão e a VI Jornada de Iniciação à Docência (JID) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Maior evento científico conjunto promovido pela Instituição, a JINCE/JID 2018 vai reunir estudantes, pesquisadores, professores, técnicos em educação e o público em geral para debater e apresentar as pesquisas científicas produzidas no âmbito da Instituição, com foco na promoção da ciência e da educação para o desenvolvimento social.

Montagem da estrutura externa na entrada do campus Santa Maria da Boa Vista começou na quarta (17) e foi retomada na manhã desta quinta (18). Estrutura term capacidade para receber 450 pessoas, mas atividades estarão espalhadas por todo o campus.

O evento, que no ano passado ocorreu no campus Serra Talhada, acontece anualmente com o objetivo de debater e difundir a pesquisa científica, a prática docente, a socialização dos resultados das pesquisas, além de estimular a produção acadêmica e a iniciação à pesquisa científica local e regional. Este ano o tema da JINCE/JID é "Ciência e Educação: Uma boa vista para o desenvolvimento do sertão”.

Desde o início do dia diversas pessoas, entre servidores, funcionários terceirizados, prestadores de serviço e estudantes uniram esforços para deixar tudo pronto para receber cerca de 500 participantes.

A JINCE/JID 2018 se estende até o sábado (20), com palestras, mostra de economia criativa, mostras artísticas e culturais, oficinas, minicursos, apresentações orais de projetos de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e uma vasta programação voltada para as diversas áreas de conhecimento acadêmico, científico, tecnológico e de inovação..

Participantes poderão fazer as inscrições no local do evento, onde diversas equipes estarão à disposição para recepcionar pesquisadores, estudantes e público em geral.

Ainda como parte da programação, haverá o IV Encontro de Pós-Graduação e de Líderes de Grupos de Pesquisa do IF Sertão-PE, com a apresentação de dissertações defendidas pelos servidores do IF Sertão-PE em cursos de pós-graduação nas áreas de Educação e Administração. A diretora do campus Santa Maria da Boa Vista, Maria Gomes, afirmou que o trabalho se intensificou nas últimas duas semanas. "Eu quero parabenizar a Comissão organizadora da JINCE/JID 2018. tanto os servidores do campus, quanto dos demais campi. A programação está bem extensa, haverá apresentações culturais com a participação de grupos de Ouricuri e de Salgueiro. Este ano tivemos a preocupação de ampliar a participação do público externo, com escolas e organizações sociais, sindicatos, associações, empresas de assistência técnica e extensão rural que atuam na cidade e estamos contando também com esse público para a participação nas oficinas", destacou a diretora.

Clima de mutirão tomou conta de toda a comunidade do campus Santa Maria da Boa Vista, que conta também com a contribuição de servidores de diversos campi e da Reitoria para organização do evento.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da JINCE/JID 2018, Clésio Morgado, "a programação está toda confirmada. Estamos apenas promovendo os ajustes finais para que na manhã desta sexta as atividades tenham início. A expectativa é a melhor possível, já passamos de 500 inscritos, mas as inscrições continuam abertas. Além das delegações de todos os campi e da Reitoria, há uma expectativa grande também para recebermos os nossos bolsistas que farão as apresentações orais dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. E estamos esperando uma grande participação também das populações de cidades vizinhas como Orocó, Cabrobó, Lagoa Grande, Curaçá".

Diretora do campus Santa Maria da Boa Vista, Maria Gomes, destacou a participação dos servidores locais e de outros campi que também colaboram para a realização do evento.

A JINCE/JID 2018 ocorre em concomitância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece desde 2014 em todo o território nacional, sob a tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com o intuito principal de aproximar a população brasileira da ciência e tecnologia. Em 2018, o tema da SNCT é “Ciência para a redução das desigualdades”.

Leia também: IV Encontro de Pós-Graduação e Líderes de Grupos de Pesquisas do IF Sertão-PE acontece dia 19 no campus Santa Maria da Boa Vista

Acesse aqui a programação da JINCE/JID 2018.

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br