Projeto disponibiliza itens e produtos de prevenção à Covid-19 a comunidades rurais de Petrolina

Disponibilizar itens e produtos de prevenção à Covid-19 a comunidades rurais em condições de vulnerabilidade social e conscientizar a população por meio de informes educativos.

Ao todo foram entregues 138 kits individuais e 39 coletivos, em três assentamentos

Este é o objetivo do projeto “Enfrentamento da disseminação da Covid-19 em comunidades rurais no município de Petrolina”, desenvolvido através do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. A iniciativa foi aprovada no edital de Apoio a projetos de Inovação para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, a serem executados por servidores do IF Sertão-PE.

No último domingo (4), integrantes da equipe responsável pelo projeto, professores Andréa Nunes, Jane Perez, Luís Fernando Campeche e Rosemary Barbosa, e os estudantes de Agronomia, Maicon Oliveira e Mirele Xavier, realizaram a primeira entrega de kits de proteção e higienização, nos assentamentos Serra da Santa, João Rodrigues Primo e Maricy Amador.

Combate a Covid-19 é feito através do acesso à informações e a materiais de higiene

Ao todo, foram entregues 138 kits individuais, formados por máscaras, sabonete, escova de dentes e um panfleto informativo; e 39 kits família, composto por sanitizante, borrifador, álcool gel, cremes dentais e sabonetes.

“Inicialmente, foi realizada uma visita nos assentamentos para confirmação do número de pessoas e famílias e agendar a data da entrega dos kits e das orientações”, informou a professora Andréa Nunes. Segundo a professora, foram elaborados ainda vídeos educativos, demonstrando o uso da máscara e cuidados de higiene, como também o preparo do sanitizante e o que continha cada kit.

Segundo a coordenadora do projeto, Andréa Nunes, meta é distribuir mil kits individuais e 100 coletivos

De acordo com Andréa, a meta até o final da execução do projeto é que sejam entregues mil kits individuais e 100 kits coletivos, contemplado cem famílias de diversas localidades. “A nossa ideia é ajudar a conter a disseminação do vírus, possibilitando o acesso à informação e a itens básicos de higiene que muitas vezes faltam nessas comunidades”, disse. A previsão é que mais kits sejam entregues até o final de outubro.

O projeto conta ainda com a participação dos professores Ana Elisa Oliveira, Clovis Manoel Carvalho (Univasf), Jarbas Carvalho (campus Floresta) e Tatiana Neres e os estudantes Elisandra Viana e Lucas Marinho.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49