-
Última Atualização: 27 Outubro 2020
-
Criado: 26 Outubro 2020
-
Acessos: 1662
Projeto auxilia na prevenção contra a Covid-19 através da distribuição de produtos à base de plantas medicinais
De que maneira as plantas medicinais podem ajudar no momento de pandemia? O projeto “Plantas medicinais auxiliando na prevenção à Covid-19 e no enfrentamento da ansiedade e/ou estresse provocados pelo isolamento social” orienta para o cuidado com o corpo e a mente, através do uso de produtos derivados das medicinais.
Coordenado pela professora Flávia Cartaxo, a iniciativa foi aprovada no edital de Apoio a projetos de Inovação para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, a serem executados por servidores do IF Sertão-PE.
O projeto tem como objetivo disponibilizar kits contendo ervas desidratadas, lambedor caseiro, balas, spray aromatizador de óleos essenciais, sabão medicinal (barra e líquido), aproveitando os potenciais imunoestimulante e ansiolítico das plantas. além de distribuir mudas para cultivo doméstico auxiliando na terapia ocupacional (hortoterapia).
Kits contêm lambedor caseiro, balas, spray aromatizador de óleos essenciais, sabão medicinal (barra e líquido)
De acordo com Flávia, todos os produtos derivados das plantas medicinais são elaborados de acordo com Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (2011) e a Anvisa (2008), adaptados para as espécies regionais. As espécies utilizadas foram colhidas no Horto Medicinal Orgânico do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE e processadas em laboratório pela equipe responsável pelo projeto.
“Esperamos que este projeto auxilie as pessoas a se prevenirem, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, como o habito de lavar as mãos corretamente e constantemente, utilizando o sabão medicinal e que as drogas vegetais aliviem os sintomas causados pelo distanciamento social. Que ao receber as mudas de plantas medicinais, estas sejam cultivadas e sirvam de terapia ocupacional, sendo uma grande ferramenta para o enfrentamento ao COVID-19”, afirmou Flávia Cartaxo.
A distribuição do material será executada junto à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Petrolina e, posteriormente, será ofertada capacitação aos agentes de saúde das áreas urbana e rural.
Primeira entrega dos kits foi feita na Unidade Básica de Saúde no N-5
A primeira entrega do kit foi realizada na última sexta-feira (23), na Unidade Básica de Saúde Gildevania de Oliveira, no Núcleo 05 do Projeto Senador Nilo Coelho e contou com as participações da coordenadora da unidade, Débora Bezerra, da enfermeira Daiana Barbosa e dos médicos Márcio Gleydson de Sá e Victor Rafael Melo.
Além da coordenação da professora Flávia Cartaxo e da atuação dos professores Adelmo Santana e Vitor Lorenzo, o projeto conta ainda com o empenho de 12 bolsistas, estudantes do campus Petrolina Zona Rural: Yuri Tavares, Brena Gomes, Eloisa Mariano, Maria Aniele Lopes, Felipe Barbosa, Francisco Nogueira, Italla Mikelly, Matheus Viana, Gabriel Anastácio, Teonis Batista, Ana Lúcia Borges e Jacqueline Brito.