Estudante do IFSertãoPE é aprovada em programa húngaro de intercâmbio e bolsas de estudo

A aluna do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, Camila Teles Alves, foi aprovada no “Stipendium Hungaricum”, programa húngaro que oferece bolsas de estudo parciais e integrais. Camila soube do Programa por meio do perfil no Instagram da Coordenação de Relações Internacionais do IFSertãoPE, resolveu se inscrever no mês de novembro de 2021, submetendo toda a documentação para o site da CAPES, órgão vinculado ao MEC que foi responsável pela primeira avaliação.

Após sua aprovação na primeira fase, ocorreu a segunda etapa, realizada pelo Stipendium Hungaricum, que envolveu envio de histórico do curso no IFSertãoPE, atividades desenvolvidas durante o período acadêmico, passaporte, experiências em outros países, comprovação de proficiência em inglês, carta de motivação, atestado médico traduzido e assinado, entre outras informações necessárias para concluir a etapa de análise do programa. Após aprovação, Camila foi entrevistada online, em inglês, pelas duas Universidades Húngaras que escolheu. A terceira e última etapa foi feita pela Tempus Foundation, órgão Húngaro responsável pela concessão das bolsas de estudo.

Camila irá passar um semestre na Hungria

Foram quatro etapas e Camila venceu todas com êxito! "Espero vivenciar uma experiência de troca de aprendizados e que eu possa também mostrar à Hungria e ao mundo o quanto a agricultura brasileira é gigante!”, afirmou a aluna, que passará um semestre na Hungria em intercâmbio acadêmico. Ela terá bolsa integral na University of Szeged, localizada na cidade de Hódmezővásárhely, que fica a 190km da capital Budapeste, incluindo custos da universidade, alimentação, moradia e plano de saúde.

O único custo para a aluna são as passagens para Hungria. Por isso, a Coordenação de Relações Organizacionais e Internacionais do IFSertãoPE entrou em ação, e em pesquisa junto ao Fórum dos Assessores de Relações Internacionais da Rede dos Institutos Federais (Forinter), foi verificada a possibilidade do Instituto conceder a ajuda de custo por meio de recursos da assistência estudantil.

Para a coordenadora de Relações Organizacionais e Internacionais do IFSertãoPE, Sarah Lino, a importância do êxito de Camila vai além de sua vivência acadêmica, pessoal, cultural e profissional. “Também irá destacar nosso Instituto na comunidade acadêmica nacional e internacional. Sabemos que uma experiência como essa é valiosa para nossa instituição e permite ganhos significativos que vão muito além da oportunidade de aprendizado e colaboração técnica internacional”, afirma.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49