Alunos com Deficiência Exploram a Natureza na Trilha Ecológica Inclusiva do IFSertãoPE

No dia 23 de agosto, como parte das atividades em comemoração à Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, trinta alunos da Escola Municipal Jacob Ferreira, que possuem algum tipo de deficiência, acompanhados por profissionais de atendimento Educacional Especializado, profissionais de apoio e coordenação escolar, tiveram a oportunidade de participar de uma Trilha Ecológica Inclusiva no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE. Essa iniciativa enriquecedora foi realizada em colaboração com o Núcleo de Educação Ambiental e o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), demonstrando um compromisso genuíno com a acessibilidade e a inclusão.

Os alunos aprenderam mais sobre plantas nativas da Caatinga

Durante a trilha, os alunos experimentaram uma conexão única com a natureza, explorando as plantas nativas e endêmicas da região da Caatinga. Além de conhecer as propriedades e benefícios dessas plantas, os estudantes foram incentivados a compreender o papel crucial que desempenham no ecossistema local. Uma visita ao Horto Medicinal proporcionou aos alunos a oportunidade de envolver-se ativamente na fabricação de álcool aromatizado e na produção de suas próprias mudas de plantas medicinais, uma atividade educacional enriquecedora que estimula o aprendizado prático.

A equipe e alunos se divertiram durante a Trilha Ecológica Inclusiva

O Núcleo de Educação Ambiental e o NAPNE demonstraram, mais uma vez, seu empenho na promoção da educação ambiental inclusiva, sob a coordenação das servidoras Elizangela Maria e Márcia Bartoloumeu, respectivamente. Ao possibilitar que alunos com deficiência participem de experiências imersivas como essa trilha ecológica, estão desempenhando um papel fundamental na busca pela equidade de acesso a espaços educacionais e de lazer. Essa iniciativa não apenas proporciona conhecimento, mas também reforça a importância da convivência harmoniosa entre os seres humanos e o meio ambiente.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49