Sarau de Libras promove apresentação de arte inclusiva

O auditório do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE ficou pequeno para a apresentação do primeiro Sarau em Libras, que aconteceu na última sexta-feira (24). Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Zootecnia transformaram a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em arte inclusiva e emocionaram os presentes. O Sarau começou com apresentação do hino nacional brasileiro interpretado pela professora de Libras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Maria Nacelha.

Público lotou o auditório

Após dias de ensaios, os alunos colocaram em prática tudo que aprenderam em sala de aula, através da música e do teatro. Com desenvoltura, foi apresentada a história da educação dos surdos, além de músicas como Xote das Meninas. Na plateia, pessoas surdas até de outros municípios, como Remanso (BA), prestigiaram a apresentação. “Que este seja o pontapé inicial para que o nosso câmpus seja realmente uma referência em acessibilidade e no ensino de Libras”, afirmou a diretora-geral do câmpus, Jane Perez.

Xote das Meninas em Libras foi uma das encenações

De acordo com o professor de Libras, Francisco Everaldo, o objetivo do sarau é a interação entre os alunos das turmas que aprenderam Libras e entre eles e os surdos presentes no evento, além da divulgação da língua de sinais. “O aprendizado foi muito bom, agradeço a oportunidade de ensinar a Língua de Sinais para que eles possam ser multiplicadores e eu creio que vão ser”, disse.

O convidado Fernando Miranda falou sobre inclusão e acessibilidade

Estudante de Edificações do câmpus Petrolina do IF Sertão-PE, Fernando Miranda foi convidado a dar depoimento sobre as dificuldades de acessibilidade e inclusão da pessoa surda. Ele falou de suas experiências e desafios, desde a descoberta da surdez pela família ainda na infância, até o convívio  social, destacando a importância do ensino de Libras, e alertou: “Por favor, entendam isso. Há a possibilidade do ouvinte aprender a Língua de Sinais e ter uma comunicação normal com o surdo. Para isso é importante que se desperte o interesse nas pessoas e amplie a cultura surda”, considerou.

Apresentações emocionaram a plateia

Desde o início deste ano, o câmpus Petrolina Zona Rural adotou o ensino de Libras como disciplina obrigatória para os cursos de nível Médio e Técnico. Para os de nível Superior, a disciplina é optativa.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49