Estudante do IF Sertão-PE disputará Mundial de Jiu-Jitsu

O primeiro desafio da atleta Samya Freire fora do Brasil já tem data para acontecer. A estudante de Agronomia do câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE disputará em Buenos Aires, Argentina, a segunda etapa do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece nos próximos dias 15 e 16 de agosto.

Samya disputará pela categoria pena no Mundial da Argentina

Além da ansiedade natural pela competição, Samya enfrentará pela primeira vez uma viagem de avião, marcada para quarta-feira (12). Na mala, além da apreensão, a certeza de que trará uma medalha para juntar às mais de sessenta que soma ao longo de sua curta, mas vitoriosa trajetória. Para garantir o bom desempenho, a estudante tem treinado cinco vezes por semana, três horas por dia. “Estou treinando muito e com certeza trago medalha. Consegui em pouco tempo me destacar, só bastou muita dedicação”, afirma confiante.

A atleta, que compete profissionalmente há três anos, disputará pela categoria pena, mas o maior desafio, segundo ela, está sendo fora dos tatames. “O patrocínio está escasso como sempre, as empresas não ajudam. Então estou recebendo ajuda da família e dos amigos”, revela. Samya, que  também já está classificada para a terceira etapa do Mundial, em Madri (Espanha), lidera o ranking pernambucano de jiu-jitsu desde 2012 e acumula vitórias importantes a exemplo dos Campeonatos Internacional, Pan-Americano, Brasileiro, além de disputas regionais.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49