Campus Petrolina Zona Rural dá início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A terceira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE teve início nesta terça-feira (8). Em respeito à memória do professor do Instituto, Fernando Thomaz Medina, falecido no último domingo (6), a programação de segunda-feira foi cancelada.

Evento começou com um minuto de silêncio em homenagem ao professor Fernando Medina

A diretora-geral do campus, Jane Perez, abriu o evento, em cerimônia realizada nesta manhã, com um minuto de silêncio em homenagem a Fernando Medina. Em seguida, ao lado do professor e organizador do evento, Rodolfo Peixoto, falou sobre a importância de ter a ciência em destaque. “É de fundamental importância o conhecimento do potencial da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Portanto, aproveitem esses momentos de discussão, de debate”, afirmou.

Professora Andréa Nunes falou sobre sua experiência no Fórum Franco Brasileiro

A programação teve início com os relatos de experiência dos professores Andréa Nunes e Paulo Dalmás, que contaram sobre suas passagens pela França e Guiné-Bissau, respectivamente. Andréa Nunes falou sobre sua participação no Fórum Franco Brasileiro Ciência e Sociedade, realizado no mês de outubro, bem como dos aprendizados obtidos e repassados e da importância da realização de intercâmbios desse tipo. “Foi muito gratificante, muda um pouco nosso conceito, a gente vê que existem outras possibilidades de trabalhar”, afirmou. Já Paulo Dalmás relatou sua estadia em Guiné-Bissau, onde ministrou cursos com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do caju. “É um país prejudicado pela guerra, que importa tudo que consome. Nós trabalhamos juntos a produção de mais de 15 produtos, derivados do caju, que podem mudar a vida de muitas pessoas”, contou.

Estudantes aprenderam a fazer pizza durante minicurso

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continuou à tarde, com as palestras sobre “Vinho e Saúde” e “Solos do Semiárido: características, potencialidades e limitações ao uso agrícola”; e com os minicursos “Análise sensorial de vinho e espumante”, ministrado pela professora, do campus Petrolina Zona Rural, Jocemara Ariana, e “Elaboração de Pizza”, com as professoras do campus Petrolina, Ana Paula Torres e Andressa Gomes.

Minicurso "Análise sensorial de vinho e espumante" provocou os sentidos dos participantes

Nesta quarta (9), será realizada a Feira de Ciências e a exposição fotográfica “Olhares do IF Sertão-PE”, além de oficina de artesanato.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49