Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Atividade de integração família-escola encerra programação da Semana de Ciência e Tecnologia

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE foi encerrada no último sábado (8), com um momento de integração entre família e escola. Pais e responsáveis dos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do campus, bem como de ver atividades nas áreas de Agricultura, Agroindústria e Zootecnia. 

 

Momento de integração entre família e escola, no qual pais e responsáveis conheceram a estrutura do campus e atividades realizadas

No pátio interno do Centro de Qualificações, os estudantes puderam mostrar para familiares algumas de suas atividades através de trabalhos expostos. O evento terminou com a apresentação da banda de forró do campus, que animou os presentes. 

O estudante Yuri Tavares, ao lado das colegas, durante exposição de trabalhos

O estudante do terceiro ano do curso de Agropecuária, Yuri Tavares, foi um dos que demonstrou seu trabalho. Para ele, a SNCT foi muito enriquecedora. “A gente teve oportunidade de conhecer projetos da região que ainda não conhecíamos, teve a apresentação dos projetos de pesquisa e extensão para a preparação da Jince, ou seja, foi muito gratificante”, afirmou.

A banda de forró do campus animou os presentes

Na sexta-feira (7), a II Semana de Ciências Agrária contou com apresentações dos projetos de pesquisa que entraram em vigência em agosto de 2016 e com a mesa-redonda que discutiu “Experimentação agrícola – a estatística aplicada à pesquisa agropecuária”, com os professores Marlon Garrido e Paulo Gustavo de Carvalho, da Univasf, e Alysson Lívio e Júlio César Sobreira do IF Sertão-PE.

A Semana – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu entre os dias 3 e 8 de outubro, no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”. Para um dos organizadores do evento, Marcelo Iran de Souza, a realização das atividades durante toda a semana foi muito satisfatória. “O objetivo foi aproximar a comunidade da Ciência e da Tecnologia em eventos que congregam várias instituições, por meio da realização de atividades de divulgação científica, com linguagem acessível e por meios inovadores que estimulam a curiosidade e motivam a discussão sobre as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos”, afirmou.

Semana contou com diversas atividades e intensa troca de conhecimentos

Ao longo da semana, foram realizados palestras, minicursos, visitas, mesas redondas, ateliê científico com apresentações estudantis, oficinas, exposições e atividades artísticas que abordaram assuntos voltados à produção de alimentos mais saudáveis. O campus recebeu ainda visitas de estudantes e professores de escolas estaduais das comunidades circunvizinhas, além de produtoras da comunidade Baixa do Tatu, na zona rural de Petrolina.

Em sua segunda edição, a Semana de Ciências Agrárias teve seu foco nas apresentações orais dos estudantes do Campus sob orientação de professores e técnicos administrativos dos projetos de extensão e pesquisa 2016/2017. Além disso, houve mesas redondas que discutiram Agrometeorologia e Experimentação Agrícola.

“Sentimos falta de um maior envolvimento, apesar disso, os que compareceram participaram com muita disposição, sejam assistindo às palestras, às mesas redondas, aos minicursos, às apresentações, participando e colaborando nos eventos, deram um exemplo de dedicação e disposição”, concluiu Marcelo Iran.

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050