Workshop discute caminhos para o empreendedorismo

O empreendedorismo é um dos assuntos do momento. Antenado a isso, o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE colocou o tema em debate durante a realização do I Workshop de Empreendedorismo Rural, realizado nesta quarta-feira (26), organizado por estudantes do curso de Viticultura e Enologia.

A estudante Islaine Santos iniciou a programação de palestras

O evento apresentou convidados que discutiram a temática de formas variadas, trazendo relatos de experiências de vida e muito conhecimento. Pela manhã, a programação foi iniciada com a palestra da estudante Islaine Santos, que falou sobre o conceito de empreendedorismo e intraempreendedorismo e as características necessárias para colocá-los em prática, como dinamismo e proatividade. “Muitas vezes por medo de arriscar você deixa de ser um profissional de sucesso. Nós podemos sim ser empreendedores”, encorajou.

O empresário Paulo Caria falou de sua trajetória como empreendedor

O empresário Paulo Caria deu prosseguimento às atividades. Arquiteto português, Paulo contou sua trajetória como empreendedor até chegar ao Brasil e abrir seu próprio negócio em Petrolina. O empresário destacou a importância do Workshop e a troca de conhecimentos proporcionada pelo evento. “É uma satisfação conhecer algo que eu desconhecia a forma de funcionar e divulgar meu projeto, que é um sonho que trago para o Brasil. Estou muito feliz com a abertura que estou encontrando no Vale do São Francisco”, afirmou.

O empresário Luiz Rogério Rocha falou sobre o Vapor do Vinho

O também empresário Luiz Rogério Rocha, idealizador do Vapor do Vinho, fechou a programação da manhã. Ele falou das dificuldades de colocar em prática os projetos idealizados, mas destacou a importância da persistência e da força de vontade como características essenciais para um empreendedor. “Empreender é difícil, mas a gente não desiste”, considerou.

A professora Rosemary Melo encerrou as atividades

A tarde foi a vez da professora Rosemary Melo falar sobre o empreendedorismo rural e a incubadora de projetos, ramificação da  Incubadora do Semiárido (ISA) que está em processo de implantação no campus Petrolina Zona Rural. Idealizadora do evento, Rosemary parabenizou a iniciativa dos estudantes que definiram e organizaram o I Workshop de Empreendedorismo. “Pensar um evento como esse já é uma forma de empreender. Que vocês possam buscar esse mercado e se inserir de forma mais efetiva”, disse.

O evento contou ainda com a participação de servidores, da diretora geral do campus, Jane Perez, além do representante da ISA, Clécio Souza.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49