Dia de campo marca encerramento do IF Sertão-PE de Porteiras Abertas

Entre os dias 25 e 28 de julho, o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE foi palco de discussões, palestras e atividades práticas em torno de diversas áreas da Zootecnia. O IF Sertão-PE de Porteiras Abertas chegou ao fim, apresentando vários temas de grande relevância para toda comunidade.

"Eventos como esse fortalecem a agropecuária na região", disse Renilde Cordeiro

O último dia de palestras foi dedicado à aquicultura e pesca do Vale do São Francisco. Temas como a produção de camarões, o uso de ingredientes alternativos na alimentação de peixes de cultivo, foram apenas alguns colocados em debate.

De acordo com uma das palestrantes, a zootecnista Renilde Cordeiro, a realização de eventos dessa natureza são importantes, pois fortalecem a agropecuária na região, além de fornecer conhecimentos e oportunidades para os alunos. “Uma coisa bastante importante também é a presença dos produtores, que a gente faz trabalhos, faz pesquisa para que possam ser aplicados pelos produtores. Difundir trabalhos, pesquisas e difundir conhecimento”, afirmou.

Professor Paulo Dalmás ministrou minicurso sobre cortes de caprinos e ovinos

O estudante de Zootecnia, Fabrício Passos, participou do minicurso de Cortes Especiais de Caprinos e Ovinos, ministrado pelo professor Paulo Dalmás, e ficou entusiasmado com o que viu neste e em outros momentos, ao longo da programação. “A gente conseguiu perceber de que forma o ovino e caprino pode ser melhor aproveitado comercialmente, além de aprender as práticas corretas. Um evento assim enriquece e deveria ter mais vezes, porque é uma oportunidade de aprender com outros profissionais”, disse.

O IF Sertão-PE de Porteiras Abertas foi encerrado a homenagem ao professor Fernando Medina, e com o Dia de Campo, realizado pelos professores Cláudia Soares, Marcelo Iran e Ellio Chagas, no qual foram mostrados técnicas de ordenha higiênica, testes rápidos de verificação de qualidade do leite, dentre outros.

Dia de campo encerrou a programação do evento

Para a professora Carla Samantha, uma das organizadoras do evento, o IF Sertão-PE de Porteiras Abertas teve uma grandiosidade além do esperado. “Nosso evento foi um sucesso. Conseguimos atingir um público mais do que esperado, os alunos participara muito bem e todas as atividades aconteceram sem nenhum imprevisto. Isso nos empolga, nos incentiva a trabalhar em função de um evento no ano seguinte ainda melhor”, concluiu.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49