Ação busca despertar para preservação do meio ambiente

Despertar para ações de proteção e conscientização sobre o uso do meio ambiente. Este foi apenas um dos objetivos da ação realizada pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, nesta terça-feira (5), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os visitantes puderam ver a importância das minhocas para a agricultura

Estudantes e professores foram para o Parque Josefa Coelho e Praça do Bambuzinho, no centro de Petrolina, onde realizaram a distribuição de mudas e sementes nativas da caatinga, produzidas no Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT). Ao todo, foram 120 plantas distribuídas, como angico, pau ferro, mulungu, carnaubeira, caraibeira e ingazeira, e 300 sementes de plantas como tamboril, baraúna e aroeira. Foi mostrado ainda importância de insetos polinizadores e elementos da agricultura orgânica.

Cerca de 120 mudas de plantas nativas da caatinga foram distribuídas

Para o estudante de Agronomia Ipojucan Miranda, o trabalho tem como objetivo a educação ambiental. “A gente doa as plantas, explica para que serve cada uma delas e o que a gente espera com isso é fazer com que a população veja a importância de preservar”, explicou.

Houve distribuição também de plantas medicinais e produtos derivados, como sabonetes e sachês

Durante a ação, foram apresentadas também as plantas medicinais cultivadas no Horto Medicinal Orgânico do campus, suas propriedades e uso. Foi feita a distribuição de folhas e produtos derivados, como sabonetes e sachês. “Nós viemos mostrar um pouco do trabalho que nós fazemos no dia a dia, desde o preparo das plantas até o beneficiamento e mostrar que são alternativas para alívio de dores ou mal-estares de fácil acesso e baixo custo”, disse o bolsista Teonis Batista.

Ação busca conscientização sobre importância de preservar o meio ambiente

Dona Jane Océlia é moradora da comunidade de Curral Queimado, interior de Petrolina, e achou muito válida a ação. “É uma forma de as pessoas verem que nossa cidade está precisando de árvore, olhar para importância delas”, afirmou. Garantido fazer sua parte, Jane levou quatro mudas para plantar em sua propriedade.

É importante ressaltar que qualquer pessoa interessada pode conhecer o campus Petrolina Zona Rural e as atividades desenvolvidas em cada setor, bem como solicitar mudas, tanto de nativas da caatinga, como medicinais.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49