Evento promove debate sobre inclusão tema no ambiente escolar

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE deu início, nesta terça-feira (23), à quinta edição da Jornada de Educação Inclusiva, que este ano apresenta como tema “Espaço escolar inclusivo: onde todos são protagonistas”.

O evento teve início com a palestra da psicóloga Maria Augusta Costa Gomes, que falou, entre outros assuntos, sobre a importância da compreensão da diversidade e de saber lidar com o outro, sobre a realidade e os desafios da escola inclusiva no século XXI. “Por mais que a inclusão seja discutida, ainda requer muita discussão dentro das instituições educacionais porque existe um grau de rejeição grande, de dificuldade de construção de metodologias que facilitem o aluno de se apropriar do conhecimento”, disse Maria Augusta.

Além dos estudantes do campus, a Jornada contou com as presenças de um grupo de professores do município de Afrânio (PE). “Foi maravilhoso adquirir esse conhecimento, vai interferir em nosso trabalho diário porque vamos levar outra visão de aprendizado, passar para os demais e trabalhar de uma forma mais adequada”, afirmou a professora da Escola Clementino Coelho, Eliane Ferreira.

A troca de conhecimentos proporcionada pela conversa estimulou o compartilhamento de vivências e experiências da plateia. “Eles se sentiram à vontade, esse momento da discussão da inclusão abriu para eles um espaço para que eles pudessem falar sobre essa angústia que estava travada na garganta ou no inconsciente deles”, observou a psicóloga.

Durante a tarde, a psicóloga Julianna Caffé e a estudante Mycaella Bezerra integraram o debate com o tema “Diversidade em instituições de ensino: o que eu tenho a ver com isso?”, contando também com a participação do psicólogo do campus, Péricles Nóbrega.

A programação da Jornada de Educação Inclusiva seguiu nesta quarta-feira (23), com a realização de oficinas e a mostra discente.

Fotos: Daniel Amaral/ Ines Guimaraes

Campus Petrolina Zona Rural