Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto propõe difusão de alimento alternativo para rebanhos no interior de Petrolina

A dificuldade que pequenos produtores enfrentam para alimentar seus rebanhos em período de seca prolongada foi uma das motivações para o projeto “Elaboração e difusão do feno de Flor-de-Seda em Izacolândia – Município de Petrolina”, laureado na categoria Pibex Superior, durante a XIII edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IF Sertão-PE, realizada nos dias 19 e 20 de outubro.

 

Atividades envolveram oficinas, abordagens práticas e teóricas

Desenvolvido pela estudante do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, Maíra Costa, com orientação da professora Ana Rita Leandro, o trabalho consistiu em elaborar e difundir feno proveniente de flor-de-seda como mecanismo alternativo de alimentação, buscando minimizar a realidade desfavorável na comunidade Sítio Coelho, em Izacolândia, distrito de Petrolina. 

“Nós sabemos que a alimentação para os rebanhos apresenta altos custos e esses custos são incompatíveis com a realidade orçamentária desses produtores. Pensando nisso por que não explorar recursos que temos em abundância na região?”, questiona Maíra.

Projeto resultou na criação de uma unidade demonstrativa que servirá como modelo para comunidades circunvizinhas

Segundo a bolsista, a flor-de-seda surge como uma alternativa ideal, já que é uma planta que conseguiu se adaptar muito bem às condições climáticas da região, conseguindo manter-se verde e produzir em épocas de escassez chuvosa. “Aliada a isso, possui teores nutricionais satisfatórios, seu manejo apresenta baixíssimo custo, o que a torna bastante indicada para essa finalidade”, explica.

O projeto teve duração de um ano e se deu através da realização de capacitações periódicas e abordagens teóricas e práticas a respeito do cultivo da espécie. “Foi implantada, ainda, uma unidade demonstrativa na localidade, que serviu de aprendizado prático, fonte de matéria-prima, para elaboração do feno e servirá de modelo para implantação nas comunidades circunvizinhas”, afirmou Maíra. A culminância se deu em um dia de campo, onde foi feita a demonstração do processo de fenação entre os envolvidos.

Maíra Costa foi laureada na XIII Jince

Para a estudante, que já está em seu último ano da graduação, a láurea na Jince foi mais que uma premiação. “Considero uma experiência bastante gratificante, a gente percebe o reconhecimento dos nossos esforços. Encerro minha jornada acadêmica com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que somos sempre capazes de buscar o melhor e trazer premiações como esta para nosso campus”, concluiu.

Confira abaixo as demais matérias sobre os outros projetos do campus Petrolina Zona Rural laureados na Jince:

 Projeto orienta controle da mosca-das-frutas em pomares domésticos

 Projeto avalia potencial de extratos vegetais para tratamento de mastites em pequenos animais ruminantes

 Projeto laureado na XIII Jince leva informação a produtores rurais pelas ondas do rádio

Campus Petrolina Zona Rural

 

  • PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49
    CEP 56.302-970
    Petrolina-PE
  • cpzr.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-8050