Estudantes apresentam relato de experiência sobre intercâmbio na Guiana Francesa

Conhecer um novo país, clima diferente, cultura e costumes bem diversos dos nossos, um novo idioma. Dez alunos do IF Sertão-PE tiveram essa oportunidade, entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro, quando participaram de um intercâmbio na Guiana Francesa.

Relato de experiência aconteceu durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nesta quarta-feira (21), os alunos João Rafael Moura, Maria Emanuelle Muniz e Lucianderson Araújo falaram sobre a experiência vivenciada, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no campus Petrolina Zona Rural.

A viagem foi fruto do acordo de cooperação técnica, firmado em outubro de 2017 entre o IF Sertão-PE e o Lycée Polyvalent Melkior et Garré, que prevê a realização de visitas técnicas e intercâmbio de conhecimentos. Durante 15 dias, os estudantes, que foram acompanhados pelo coordenador de Assuntos Internacionais do Instituto, Marcos Masutti, conheceram de perto o dia a dia do povo da Guiana Francesa, já que ficaram hospedados com famílias acolhedoras, casas de alunos do Liceu que estudam a cultura brasileira.

R Comitiva foi formada por dez alunos dos sete campi e pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Marcos Masutti

Durante o intercâmbio, foram realizadas apresentações orais no Liceu de Melkior et Garré, no Liceu Agrícola Matiti e no Rectorat, espécie de Ministério da Educação, explicando que é é o Instituto Federal, o que é desenvolvido na instituição, exemplos de projetos de pesquisa e extensão, com foco sobretudo na Agroecologia e na produção sustentável de alimentos, focos da parceria.

R Programação envolveu desde visitas técnicas a passeios culturais

Os alunos realizaram ainda diversas visitas técnicas, como em setores de produção de frutas, à produção artesanal e orgânica de chocolate, ao centro de compostagem. Visitaram  feiras, parques, zoológicos, tiveram a oportunidade de experimentar novos sabores, conversar com os locais e levar muito do Brasil em cada diálogo e apresentação. “Foi uma experiência sem igual. Não temos palavras para descrever o quanto foi significativo para a gente, pessoal, profissional e culturalmente”, afirmou João Rafael Moura.

De acordo com o coordenador de Assuntos Internacionais, Marcos Masutti, durante a viagem a parceria com a Guiana Francesa foi reafirmada. No próximo ano, está programada a vinda para o IF Sertão-PE de três delegações de alunos e professores guianenses.

Campus Petrolina Zona Rural

• PE 647, Km 22, PISNC N - 4, Zona Rural, Cx. Postal 49